Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FUNDO FINANCEIRO

Mansões e franquias: saiba como funciona a 'Caixinha do CV'

Segundo a denúncia do Gaeco, os valores arrecadados têm dois destinos

Por Redação

15/01/2025 - 22:13 h
Imagem ilustrativa da imagem Mansões e franquias: saiba como funciona a 'Caixinha do CV'
-

O diheiro que sustenta os atividades criminosas do Comando Vermelho (CV), virou alvo de um operação realizada nesta quarta-feira pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ) e pelas polícias Civil e Militar, no Complexo do Alemão, Zona Norte da capital. A chamada "Caixinha do CV" é usada desde o suporte para bocas de fumo até para bancar a vida de luxo dos chefões do tráfico.

De acordo com o Gaeco, a "Caixinha do CV" funciona como uma "franquia": chefes de pontos de venda de drogas nas comunidades dominadas pela facção pagam uma mensalidade e, em troca, têm acesso à marca da organização. Aos fornecedores de entorpecentes, recebem suporte logístico e apoio bélico.

Ainda segundo a denúncia do Gaeco, os valores arrecadados têm dois destinos. Em primeiro lugar, vão para os chefes do grupo criminoso, que se aproveitam deles e se tornam "barões do tráfico", que constroem mansões nas comunidades do Rio. Em segundo, o dinheiro é usado para formar um fundo financeiro da facção.

Leia também:

>> Homem tenta levar tartaruga marinha viva da praia e é impedido pela PM
>> Vídeo: Caveirão da PM derrapa e atinge veículos durante operação
>> Mulher sofre sequestro relâmpago em Salvador e é liberada após fazer pix

Esse fundo teria quatro funções: compra de arma, munição e drogas; concessão de empréstimos e investimento em tomada de território e/ou recomposição financeira; pagamento de pensão a integrante presos; e pagamento de propinas a agentes públicos.

Movimentação do dinheiro

A investigação identificou que, para movimentar o dinheiro, são feitos depósitos e saques abaixo de R$ 10 mil e em dinheiro, são realizadas transferências sucessivas e de formas fracionadas. Há também evidência de que são usadas "contas de passagem", com movimentação passageira de valores e saques em dinheiro para pulverizar as quantias. Assim, o dinheiro é lavado e a identificação da cadeia de transmissão e do beneficiário é dificultada.

Com base nesses dados, a polícia descobriu que o dinheiro a ser lavado partia da "Caixinha do CV", administrada, 2019, pelo traficante Carlos Henrique dos Santos, o Carlinhos Cocaína, já morto. Ele era integrante da cúpula da facção e comandava o tráfico na Cidade de Deus.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Comando Vermelho crime organizado CV

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Adolescente desaparece e é resgatada em casa com calabouço subterrâneo

Play

Jovem em bicicleta motorizada dá baile em agentes de trânsito durante perseguição

Play

Delegado faz revelação chocante sobre vítimas de queda de balão

Play

VÍDEO: Balão cai após pegar fogo e deixa mortos e feridos

x