Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REPRESENTATIVIDADE

Médica da Marinha se torna primeira almirante negra da história

Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição foi nomeada após promoção definida em fevereiro

Felipe Sena

Por Felipe Sena

05/04/2023 - 9:13 h
Cerimônia de promoção de militares ocorreu no Palácio do Planalto
Cerimônia de promoção de militares ocorreu no Palácio do Planalto -

Uma médica foi promovida pela Marinha ao posto de almirante e se tornou a primeira mulher negra da história da Força a alcançar o posto. A promoção foi definida em fevereiro pelo almirantado, e foi confirmada nesta semana através de nomeação.

Agora, a almirante Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição ocupará o cargo de diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Antes da médica, somente duas mulheres tinham alcançado o posto de almirante. A primeira tinha sido a médica Dalva Maria Carvalho Mendes, em 2012, que tinha ingressado na Força em 1981, quando foi permitido o ingresso de mulheres. Já em 2018, a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni conquistou o posto de contra-almirante.

A cerimônia de cumprimento dos oficiais-generais recém-promovidos aconteceu nesta terça-feira, 5, momento em que as Forças Armadas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentam se reaproximar depois dos militares terem se misturado à política durante o governo Bolsonaro.

Lula emitiu um recado através de interlocutores de que queria somente despolitizar as Forças Armadas e buscar aproximação com o aumento no investimento dos projetos estratégicos de defesa.

Ainda haverá uma série de eventos do Exército no Palácio do Planalto para este mês. No Dia do Exército, em 19 de abril, o presidente deve participar da comemoração e também de um almoço entre o mandatário e os generais do Alto Comando da Força.

O evento contou com as presenças do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além dos comandantes das três Forças: general Tomás Ribeiro Paiva (Exército), almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cerimônia de promoção de militares ocorreu no Palácio do Planalto
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

Cerimônia de promoção de militares ocorreu no Palácio do Planalto
Play

VÍDEO: motociclista morre durante apresentação no Beto Carrero World

Cerimônia de promoção de militares ocorreu no Palácio do Planalto
Play

Veja a primeira foto de Bolsonaro após prisão preventiva na sede da PF

Cerimônia de promoção de militares ocorreu no Palácio do Planalto
Play

Video: Bolsonaro explica como danificou tornozeleira eletrônica

x