Michelle pede que deputada tire prótese ocular: "eu seguro seu olho" | A TARDE
Atarde > Brasil

Michelle pede que deputada tire prótese ocular: "eu seguro seu olho"

Pedido foi para deputada federal e vice-presidente do segmento feminino do partido, Amália Barros (PL-MT)

Publicado sábado, 15 de julho de 2023 às 17:54 h | Atualizado em 15/07/2023, 18:07 | Autor: Da Redação
Amália Barros perdeu visão do olho esquerdo aos 20 anos de idade, após contrair toxoplasmose
Amália Barros perdeu visão do olho esquerdo aos 20 anos de idade, após contrair toxoplasmose -

A presidente do PL Mulher e ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez um pedido inusitado para a deputada federal e vice-presidente do segmento feminino do partido, Amália Barros (PL-MT), durante encontro do PL Mulher em João Pessoa, na Paraíba, neste sábado, 15. Durante a reunião, ela pediu que a deputada retirasse a prótese ocular antes de discursar.

A ex-primeira-dama ainda disse: "eu amo vê-la sem prótese, gente. Deixa eu segurar seu olho”. A deputada atendeu ao pedido e brincou: “Ela sempre faz isso comigo e eu ainda não aprendi a já vir sem prótese”. 

De acordo com a deputada, a perda da visão do olho esquerdo ocorreu aos 20 anos de idade, após ela contrair toxoplasmose, doença infecciosa causada por um protozoário geralmente encontrado em fezes de gatos e que causa graves infecções no olho, podendo levar à cegueira. De acordo com Amália, foram feitas 14 cirurgias e uma 15ª para a retirada do olho e substituição por uma prótese.

A história motivou a aprovação da Lei 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial. O texto foi sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim como Amália, a ex-primeira-dama tem ligação e engajamento em causas sociais voltadas às pessoas com deficiência, em especial, para a comunidade surda.

Publicações relacionadas