DECISÃO
Moraes afasta Ibaneis do cargo de governador do DF por 90 dias
Ministro do STF considerou o governador conivente com golpistas que invadiram Brasília
Por Da Redação
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afastou, já na madrugada desta segunda-feira, 9, Ibaneis Rocha (MDB) da função de governador do Distrito Federal por 90 dias. Quem assume o governo é a sua vice, Celina Leão (Progressistas).
A decisão acontece após a invasão de golpistas às sedes dos três poderes durante o domingo, 8. Ainda ontem, o presidente Lula (PT) declarou intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal.
Leia Mais:
>> Governador do DF pede desculpas a Lula pelas invasões
>> Moraes promete punir responsáveis por todos os atos antidemocráticos
Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, do qual é relator, ao analisar um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União.
“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira", escreveu Moraes na decisão.
A avaliação de Moraes foi de que os atos terroristas só podem ter tido a anuência do governo do DF. O ministro afirmou ainda que os ataques aos prédios e às instituições da República foram "desprezíveis" e não ficarão impunes.
Moraes apontou ainda o afastamento de Ibaneis diante do cometimento de crimes como: atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano,
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes