Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

BRASIL

MPF abriu mais de 190 investigações sobre queimadas em um ano

Foram 164 ações extrajudiciais e 34 inquéritos policiais

Agência Brasil
Por Agência Brasil
Ministro do STF Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal
Ministro do STF Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal - Foto: Jader Souza/AL Roraima

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira,12, que abriu mais de 190 procedimentos de investigação envolvendo incêndios florestais e queimadas entre 2023 e 2024.

Os dados foram apresentados durante reunião realizada nessa quarta,11, pelo Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reuniu promotores para avaliar o trabalho da instituição no enfretamento às mudanças climáticas no país.

Leia mais
>> Simm oferece mais de 115 vagas para esta sexta; confira

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o levantamento, foram abertos 164 procedimentos extrajudiciais e 34 inquéritos policiais para investigar casos de queimadas irregulares.

Entre as ações propostas, está a liminar na qual o MPF em Rondônia cobra do governo federal a contratação de 450 brigadistas, a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de viaturas para combater o fogo.

Leia mais
>> Câncer da Preta Gil: Médico explica amputação do reto e elogia cantora

Na terça,10, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Leia mais
>> Escassez do dendê ameaça acarajé na Bahia

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público incêndios florestais Ministério Público Federal mpf mudanças climáticas queimadas

Relacionadas

Mais lidas