Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PREVISÃO DO TEMPO

Onda de calor chega no Brasil nesta quinta; saiba como cada região será atingida

As altas temperaturas devem persistir até o dia 22 de setembro

Carla Melo

Por Carla Melo

18/09/2025 - 10:42 h
Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025
Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025 -

Uma nova onda de calor deve afetar a maior parte das regiões do Brasil a partir desta quinta-feira, 18, e devem persistir até o dia 22 de setembro, segundo o Climatempo, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025 e acontece justamente na última semana do inverno no Brasil.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Confira quais as regiões afetadas pelas altas temperaturas

Nordeste

No Nordeste do país, as instabilidades seguem se espalhando sobre a costa leste da região, ainda bastante associadas à entrada de umidade de origem oceânica. Ainda assim, as pancadas de chuva seguem bastante irregulares, e intercalam com momentos de aparição do sol. No interior nordestino, o tempo segue firme e bastante quente, com alerta de baixa umidade do ar marcando presença no período da tarde.

As regiões com estiagem intensa e severa seguem com risco bastante elevado para a ocorrência de incêndios florestais. As atenções na Bahia são direcionadas ao Centro Norte Baiano, Extremo Oeste Baiano, Centro Sul Baiano e o Vale São-Franciscano da Bahia.

Norte

No Norte, calor e umidade continuam atuando como precursores das instabilidades no Amazonas, Roraima e Rondônia, com risco de fortes pancadas de chuva durante o dia – não sendo descartada também a ocorrência de temporais isolados. Acre segue com previsão de chuva isolada, que deve variar entre fraca e moderada intensidade.

No Pará, algumas cidades da divisa com o Amazonas também podem contar com chuva forte à tarde. Já o Amapá e o Tocantins seguem com predomínio de sol e tempo firme ao longo do dia.

Sul

Nesta quinta-feira, a intensificação de uma área de baixa pressão centralizada no interior do continente deve favorecer novamente o fluxo de umidade vindo da região norte do país, contribuindo assim para que as instabilidades ganhem força novamente sobre o Rio Grande do Sul.

Leia Também:

As pancadas de chuva começam a se espalhar a partir do período da tarde, atingindo áreas do oeste, campanha, missões e região central, variando entre moderada a pontual forte intensidade, acompanhadas por raios e rajadas de vento. Porto Alegre/RS segue com tempo aberto, variações de nebulosidade durante o dia e destaque para o calor.

Na faixa litorânea, os ventos continuam ganhando força ao longo do dia, com rajadas mais fortes que variam entre 51 e 70 km/h, mesmo sem a presença de chuva. Em Santa Catarina e no Paraná, o dia ainda deverá contar com predomínio de tempo firme, sol e calor.

Sudeste

No Sudeste, a circulação de ventos próximo à costa mantém a entrada de umidade e realiza a manutenção das instabilidades entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, com dia de céu mais encoberto e condições para pancadas de chuva com fraca intensidade entre a costa fluminense e capixaba. Pode chover também com fraca intensidade de maneira isolada no litoral paulista.

Nas demais regiões interioranas de São Paulo, o predomínio ainda será de tempo firme, com calor intenso e baixa umidade do ar marcando presença no período da tarde.

O cenário permanece favorável à ocorrência de incêndios florestais, tal como a propagação daqueles já existentes. Em Minas Gerais, ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas e ocasionais sobre alguns pontos – sobretudo a partir do período da tarde.

Centro Oeste

No Centro-Oeste, a circulação de umidade vinda do norte do país e que transita sobre a região deve seguir estimulando a formação de instabilidades sobre o norte e oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em boa parte do estado mato-grossense, há risco de chuva forte seguida por raios e ventos – não sendo descartados eventuais temporais.

O estado de Goiás e o Distrito Federal começaram a apresentar pancadas irregulares nos últimos dias, e o cenário deverá se manter nesta quinta-feira, com condições para chuva isolada em alguns pontos, mas que pode vir com forte intensidade – acompanhadas de raios e ventos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia brasil clima Nordeste onda de calor

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025
Play

Chá de Ladrilho? Boato leva fiéis a danificar estátua de santo

Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025
Play

VÍDEO: motorista entra em rio para apagar fogo em carga de madeira

Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025
Play

Líder do PCC é preso com laboratório de drogas em Lauro de Freitas

Esta será a sexta onda de calor registrada somente em 2025
Play

Vídeo com detentos aguardando Bolsonaro na prisão viraliza; assista

x