OMS lamenta ataques contra macacos no Brasil por medo da varíola | A TARDE
Atarde > Brasil

OMS lamenta ataques contra macacos no Brasil por medo da varíola

Orgão afirmou que os surtos atuais acontecem pela transmissão entre humanos

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 17:23 h | Autor: Da Redação
Até o momento, o Brasil registrou mais de 1.700 casos de varíola dos macacos e uma morte
Até o momento, o Brasil registrou mais de 1.700 casos de varíola dos macacos e uma morte -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou nesta terça-feira, 9, os relatos de ataques contra primatas no Brasil por causa do medo da varíola dos macacos. O órgão afirmou que os surtos atuais acontecem pela transmissão entre humanos.

"As pessoas têm que saber que a transmissão que estamos vendo agora acontece entre humanos", destacou a porta-voz da OMS, Margaret Harris, em coletiva de imprensa em Genebra.

Segundo o G1, uma dúzia de macacos teriam sido envenenados, e alguns feridos, em menos de uma semana em uma reserva natural em Rio do Preto, no estado de São Paulo. Equipes de resgate e ativistas suspeitam que os animais foram alvos depois que três casos de varíola dos macacos foram confirmados na área.

Ainda segundo o G1, animais também foram agredidos em várias cidades brasileiras, incluindo a associação de combate ao tráfico ilegal de animais silvestres Renctas.

Os dados da OMS apontam que, até o momento, o Brasil registrou mais de 1.700 casos de varíola dos macacos e uma morte.

Monkeypox

O termo "varíola dos macacos" foi adotado após a detecção do vírus em 1958 em macacos de um laboratório na Dinamarca, mas o vírus também foi encontrado em outros animais, especialmente em roedores. 

A doença foi detectada pela primeira vez em humanos em 1970 e é menos perigosa e contagiosa que a varíola, erradicada em 1980.

"O vírus pode ser transmitido do animal ao homem, mas a explosão recente de casos se deve à transmissão entre humanos por contatos próximos", afirmou Harris. 

As pessoas "certamente não deveriam atacar os animais", acrescentou. 

A OMS ativou seu nível máximo de alerta no final de julho para tentar conter o surto desta doença. 

Publicações relacionadas