OBRA MILIONÁRIA
Para conter o mar, cidade mais cara do Brasil aposta em muro na praia
Estrutura é erguida na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina

Por Ane Catarine

Um muro subterrâneo de cerca de 6 quilômetros de extensão começou a ser construído na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, com o objetivo de proteger a orla da maré alta.
Segundo a prefeitura municipal, a estrutura de concreto armado terá mais de dois metros de profundidade e funcionará como contenção e barreira contra a erosão costeira.
A obra integra o projeto de reurbanização da orla do município, estimado em mais de R$ 31 milhões.
Leia Também:
A orla de Balneário Camboriú é cercada pela Avenida Atlântica, onde estão alguns dos arranha-céus mais altos e luxuosos da cidade.
O município também concentra os imóveis com o metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o índice FipeZap.
Entenda a construção do muro
Após uma megaobra de alargamento da faixa de areia, concluída em 2021 e que ampliou a Praia Central para até 70 metros, passaram a surgir poças de água semelhantes a piscinas naturais durante períodos de maré alta.
De acordo com a prefeitura, o muro subterrâneo, construído com concreto armado e base de pedra, atuará como proteção costeira para evitar a formação desses acúmulos de água.
Para a execução da obra, a Prefeitura de Balneário Camboriú obteve licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O prazo de execução previsto é de 20 meses.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



