BRASIL
Peritos do INSS encerram greve e retomam atendimento na segunda
Durante os 52 dias de paralisação, mais de 320 mil exames periciais foram remarcados
Após 52 dias de paralisação em todo o Brasil, os peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram a greve e irão retomar atendimento aos beneficiários a partir da próxima segunda-feira, 23.
Durante os 52 dias de paralisação, mais de 320 mil exames periciais foram remarcados. A perícia médica é obrigatória para a concessão de auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária —antigo auxílio-doença—, e aposentadoria incapacidade permanente —antiga aposentadoria por invalidez.
De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), o impasse que envolvia o reajuste salarial foi sanado e outras reivindicações da categoria foram aceitas após negociações com o Governo Federal.
"Se o governo optar por dar aumentos diferenciados para uma ou outra categoria, a nossa recomposição salarial será de 19,99%", afirma Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP.
Os peritos conseguiram um reajuste e a devolução integral e imediata de todos os valores descontados de quem fez greve. Ainda receberão compensação dos dias não trabalhados de modo presencial ou remoto pelos próximos 8 meses.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro