BRASIL
PF apura desvio milionário de verbas da saúde em hospitais municipais
O inquérito também apura possíveis fraudes em processos licitatórios

Por Carla Melo

A Polícia Federal (PF) investiga um suposto desvio milionário de recursos da saúde, que seriam destinados a hospitais municipais nas cidades de Jaguari, no Rio Grande do Sul, e de Embu das Artes, na Grande São Paulo.
Também estão sendo investigadas possíveis fraudes em processos licitatórios ligados à gestão dessas unidades de saúde, que receberam volumes expressivos de verbas federais e estaduais nos últimos anos.
A Polícia Federal informou que um grupo de empresários com sede em Porto Alegre teria assumido a administração dos hospitais municipais nas duas cidades, responsáveis por receber mais de R$ 340 milhões em recursos públicos entre 2022 e agosto de 2025.
Leia Também:
Em novembro deste ano, a Justiça autorizou o bloqueio de R$ 22,5 milhões em contas bancárias, além da apreensão de imóveis e outros bens vinculados aos investigados. No mesmo período, a PF deflagrou uma operação para aprofundar a coleta de provas e o rastreamento da movimentação financeira.
A polícia acredita que o grupo usou empresas de fachada para a emissão de notas fiscais, com o objetivo de ocultar o real destino do dinheiro público. Ainda segundo a corporação, os valores teriam circulado por dezenas de contas de pessoas físicas e jurídicas sem vínculo com os serviços contratados, incluindo desvios feitos diretamente em contas-convênio mantidas pelos hospitais.
A Polícia Federal afirma que parte dos recursos desviados teria sido utilizada para despesas pessoais, como pagamento de aluguéis de imóveis de alto padrão, viagens de luxo e compra de bens particulares.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



