PF investiga estudante acusado de fazer Enem no lugar de outros | A TARDE
Atarde > Brasil

PF investiga estudante acusado de fazer Enem no lugar de outros

A PF investiga para descobrir se existem outros aprovados irregularmente por meio do esquema criminoso

Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 às 20:22 h | Autor: Da Redação
Com os investigados foram apreendidos telefones celulares, provas do Enem de 2019 a 2023 e manuscritos
Com os investigados foram apreendidos telefones celulares, provas do Enem de 2019 a 2023 e manuscritos -

A Polícia Federal (PF) investiga um estudante de medicina que se passou por duas pessoas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 e 2023, em Marabá, no Pará. A operação Passe Livre foi deflagrada nesta sexta-feira, 16, e cumpriu mandados de busca e apreensão contra os suspeitos.

Segundo as investigações, o estudante teria sido aprovado duas vezes, ao realizar as provas no lugar de dois candidatos. Com base na nota no Enem conseguida através de fraude, essas duas pessoas foram aprovadas em medicina pela Universidade Estadual do Pará (Uepa) em Marabá, mas não realizaram a prova. Um deles já é aluno do curso de medicina e o outro ainda não teve suas aulas iniciadas.

“A perícia da Polícia Federal constatou que as assinaturas nos cartões de resposta e as redações não foram produzidas pelos inscritos nos processos seletivos do Enem. Para se passar por outros candidatos, o suspeito de fazer as provas pode ter usado documentos falsos”, diz nota da PF.

Nas casas dos investigados foram apreendidos telefones celulares, provas do Enem de 2019 a 2023 e manuscritos. Não houve prisão. A PF investiga para descobrir se existem outros aprovados irregularmente por meio do esquema criminoso.

Se confirmada a hipótese criminal os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, entre outros.

Publicações relacionadas