PF resgata em Londres livro de 1823 furtado de museu no PA há 16 anos | A TARDE
Atarde > Brasil

PF resgata em Londres livro de 1823 furtado de museu no PA há 16 anos

Obra do alemão Johann Baptist von Spix foi recuperada por meio de cooperação policial internacional

Publicado quarta-feira, 01 de maio de 2024 às 15:31 h | Autor: Da Redação
Livro havia sido furtado de museu do Pará em 2008.
Livro havia sido furtado de museu do Pará em 2008. -

Um livro de 1823 que havia sido furtado do Museu Emílio Goeldi, em Belém (Pará), no ano de 2008, foi recuperado em Londres nesta quarta-feira, 1º.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), o livro "Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae", do alemão Johann Baptist von Spix, foi recuperado graças ao trabalho de cooperação policial internacional entre a corporação brasileira, por meio de sua adidância no Reino Unido, e a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), por intermédio de sua Unidade de Artes e Antiguidades.

A obra recuperada é um dos exemplares de uma coletânea produzida pelo autor sobre a fauna e a flora brasileiras, com foco predominante em macacos.

Obra recuperada é um dos exemplares de uma coletânea produzida pelo autor sobre a fauna e a flora brasileiras, com foco predominante em macacos.
Obra recuperada é um dos exemplares de uma coletânea produzida pelo autor sobre a fauna e a flora brasileiras, com foco predominante em macacos. |  Foto: Divulgação/Polícia Federal

Ainda de acordo com a PF, as investigações relacionadas ao furto no Museu Emílio Goeldi tiveram início em 2008, e três servidores do museu foram denunciados por peculato culposo em 2011, em decorrência das investigações.

Em dezembro de 2023, a obra a “Reise in Chile und auf dem Amazonstrome” foi recuperada na Argentina, em ação de cooperação jurídica com o país vizinho. Em março deste ano, a obra holandesa intitulada “De India utriusque re naturali et medica”, de Guilherme Piso, também foi recuperada em Londres.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS