REDUÇÃO DA DESIGUALDADE
PL propõe criar lei de cotas para estudantes trans
Atualmente, estudantes transexuais e travestis compõe 0,3% das universidades brasileiras
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou no Congresso Nacional um projeto de lei que propõe a criação de cotas para pessoas transexuais e travestis com reserva de 5% das vagas nas universidades federais brasileiras.
O projeto, que foi criado em conjunto com 15 organizações e coletivos estudantis trans, abrange graduação, pós-graduação e demais etapas de ensino, com alcance a 63 universidades federais brasileiras e 38 institutos federais.
Atualmente, o Brasil conta com apenas 0,3% de alunos transexuais e travestis segundo dados mais recentes, produzidos pelo Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (GEMAA) da UERJ.
O pedido, protocolado no dia 15 de junho, inclui além de ações para o acesso, providências relacionadas à identificação, permanência e inclusão desses grupos no espaço universidade
Os candidatos poderão concorrer tanto às vagas a cotas quanto a ampla concorrência, sem inviabilizar o processo de seleção nos dois módulos. Caso o número de vagas destinado às cotas para trans não sejam preenchidas pela comunidade, as oportunidades de ingresso na graduação serão revertidas para a ampla concorrência.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes