Preço do petróleo dispara após guerra entre Israel e Hamas | A TARDE
Atarde > Brasil

Preço do petróleo dispara após guerra entre Israel e Hamas

Brasil se preocupa com possível aumento da inflação e registra queda da Bolsa

Publicado segunda-feira, 09 de outubro de 2023 às 12:40 h | Atualizado em 09/10/2023, 13:31 | Autor: Da Redação

O preço do petróleo disparou nesta segunda-feira, 9, diante do conflito entre Israel e o grupo Hamas. Por volta das 9h, o contrato futuro para dezembro do barril do tipo Brent havia registrado um crescimento de 3,71%, sendo negociado a 87,69 dólares. Padrão para o mercado americano, o barril do tipo West Texas Intermediate (WTI), subiu 3,72%, cotado a 84,30 dólares.

Antes do último sábado, quanto os conflitos tiveram início na região da Faixa de Gaza, a cotação internacional do petróleo registrada queda, com o barril tipo Brent sendo negociado a 97 dólares. Na semana entre 1º e 8 de outubro, o preço caiu 11%.

A instabilidade financeira provocada pelo confronto no Oriente Médio representa uma elevação no preço da commodity para o Brasil, o que pode ser também uma ameaça para a inflação. A repercussão será imediata no ritmo da taxa básica de juros do país, a Selic.

Por volta das 11h desta segunda-feira, a Bolsa de Valores brasileira (B3) operava em queda de 0,49%, aos 113.612 pontos. A Petrobras registrou uma elevação de 2% nesta manhã.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS