BRASIL
Projeto fotográfico denuncia racismo

Por Da Redação

A estudante de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) Lorena Monique fotografou pessoas que transitavam pelo campus e pediu que elas posassem com frases preconceituosas que já ouviram. Ela resolveu trazer à tona a discussão sobre o racismo presente no dia a dia acadêmico.
Inspirada na campanha organizada por alunos negros e negras da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Lorena desenvolveu o ensaio fotográfico que revelou frases como: "Para uma negra, você é até bonita". "Como você faz para lavar esse cabelo?". "Você sabe ler?". "Você tem sorte de ser negro, nem precisa estudar para passar no vestibular".
<GALERIA ID=20075/>
As mensagens das fotografias estão reunidas no tumblr pela hastag #AhBrancoDaUmTempo. A ideia é mostrar como a discriminação, mesmo que de forma velada, tem consequências devastadoras para quem passa por isso todos os dias.
A campanha gerou polêmica, mas o objetivo era justamente fazer com que os brancos repensassem os seus privilégios na sociedade e evitar a visão de que a população negra se "vitimiza" por destacar esse tipo de problema, informou Lorena.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



