BRASIL
Quase 30 milhões de pessoas não usaram internet em 2021, diz IBGE
Na Bahia, o alto custo aparece como problema para o acesso a internet


Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que em 2021, cerca de 28,2 milhões de pessoas no país não tiveram nenhuma acesso a internet. Isso representa 15,3% da população com mais de 10 anos de idade.
Com isso, a internet foi usada por 84,7% da população brasileira com mais de 10 anos, ou 155,7 milhões de pessoas. o uso de internet vem crescendo no Brasil desde 2016, quando o índice estava em 66,1%.
Por conta da pandemia, o instituto não realizou esta pesquisa em 2020. Em 2019, 20,5% da população brasileira acima de 10 anos de idade afirmou não ter usado a internet, o que equivalia a 36,9 milhões de pessoas.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) feita no 4º trimestre de 2021 e divulgada nesta sexta-feira (16) pelo IBGE. Para levantar dados, o instituto considerou se o serviço foi usado pelo menos em algum momento no período de 90 dias antes da data da entrevista no domicílio.
Alto custo na Bahia
Entre 2019 e 2021, cresceu o percentual de pessoas na Bahia que não acessaram a Internet em razão do alto custo.
Dentre as 2,622 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade que não utilizaram a Internet em 2021, na Bahia, 1,038 milhão (39,6%) disseram que não sabiam como acessar a Rede.
Foi pelo quinto ano seguido o motivo mais citado para não usar a Internet no estado, mas com um recuo no percentual de pessoas que o informaram: em 2019, 42,3% dos que não acessavam tinham citado essa razão (1,474 milhão de pessoas).
O segundo motivo mais comum para não usar a Rede foi, mais uma vez, o custo do serviço ou do equipamento, informado por 27,4% dos que não acessaram a Internet na Bahia (720 mil pessoas). Só que essa proporção cresceu frente a 2019, quando havia sido de 26,2%.
A falta de interesse em acessar Internet foi o terceiro motivo, citado por 23,1% das pessoas que não usaram a Rede na Bahia (frente a 25,6% em 2019).
Outras 89 mil pessoas de 10 anos ou mais de idade (3,4%) disseram não acessar a Internet porque o serviço não estava disponível nos locais que costumavam frequentar - percentual que havia sido de 3,3% em 2019.