BRASIL
Sem passaporte? 9 países que aceitam brasileiros somente com RG
Governo brasileiro orienta que o RG apresentado seja emitido há menos de 10 anos
Por Redação

Brasileiros que desejam viajar a turismo para alguns destinos da América do Sul não precisam, necessariamente, apresentar o passaporte. Em nove países da região, a entrada de turistas é permitida apenas com a Carteira de Identidade Nacional (RG), graças a acordos firmados entre os membros e associados do Mercosul.
O acordo entre os países do Mercosul visa a integração econômica e política dos Estados participantes, e também facilita a circulação de cidadãos entre as nações vizinhas. A medida fortalece os laços regionais, impulsiona o turismo e contribui para o aquecimento da economia local.
Leia Também:
Da mesma forma que os brasileiros podem utilizar apenas o RG para visitar esses destinos, turistas dos demais países do Mercosul também têm a entrada facilitada no Brasil, sem necessidade de apresentar passaporte.
Confira os países que aceitam a entrada sem passaporte:
- Argentina;
- Paraguai;
- Uruguai;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Peru;
- Venezuela.
É importante lembrar que, embora Guiana e Suriname sejam associados ao Mercosul, eles não fazem parte do acordo e exigem o passaporte para a entrada em seus territórios.
Além disso, o governo brasileiro orienta que o RG apresentado seja emitido há menos de 10 anos e contenha fotografia que permita a identificação clara do titular.
Passaporte brasileiro é bem visto mundialmente
Para viagens a outros países fora do Mercosul, o passaporte continua sendo obrigatório. A boa notícia é que o passaporte brasileiro está entre os 50 mais bem aceitos no mundo.
Empatado com o da Argentina na 43ª posição do ranking global, o passaporte brasileiro garante maior facilidade de entrada em diversos países, além de melhores condições para estadias e deslocamentos internacionais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes