Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

SRB entra com ação contra proibição de caça de javalis como forma de manejo

Nayara Figueiredo | Estadão Conteúdo

Por Nayara Figueiredo | Estadão Conteúdo

31/07/2018 - 16:45 h | Atualizada em 19/11/2021 - 9:06

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei Estadual 16.784, que proíbe a caça de javalis como forma de manejo no Estado de São Paulo. A entidade espera uma liminar que suspensa os efeitos da lei até o julgamento final da ação. "A SRB acredita que a lei, sancionada no dia 28 de junho pelo governador Márcio França, representa uma ameaça econômica e ambiental ao Estado, além de colocar em risco o planejamento nacional de prevenir e erradicar a febre aftosa", explica a entidade em nota.

Na ação, a advogada Samanta Pineda Duarte Nogueira pontua que a caça de javalis é uma exceção prevista pela Lei Federal de Proteção à Fauna nº 5.197, pois trata-se de um animal "considerado nocivo à agricultura ou à saúde pública". Ainda segundo a ADI, os javalis são agressivos e de acelerada reprodução na natureza.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A espécie está classificada no Brasil como "exótica invasora" que, de acordo com a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), da qual o Brasil é signatário, é definida como "aquela que ameaça ecossistemas, habitat ou espécies", diz o comunicado da SRB.

"A SRB alerta que, sem um predador natural ou uma estratégia de manejo, os javalis são capazes de atacar animais silvestres, destruir espécies da flora, assorear nascentes e rios, danificar o solo e prejudicar lavouras."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

Play

VÍDEO: motociclista morre durante apresentação no Beto Carrero World

Play

Veja a primeira foto de Bolsonaro após prisão preventiva na sede da PF

x