Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

BRASIL

Tire da tomada: 5 eletrodomésticos que gastam muita energia desligados

Apertar o botão 'off' não é o suficiente

Redação
Por Redação
Televisão é uma das grandes vilãs
Televisão é uma das grandes vilãs - Foto: Valter Campanato | Agência Brasil

Com o mundo cada vez mais conectado e eletrificado, o gasto com a conta de energia vê seu impacto disparar no orçamento das famílias. Para salvar energia - e o bolso - muitos brasileiros optam por desligar os aparelhos. Só que, em alguns casos, mesmo assim eles seguem consumindo.

Quando desligados, os dispositivos em modo de espera (standby) continuam a usar a eletricidade para manter as funções de prontidão, como a luz indicadora de que o equipamento está ligado. Por isso, desconectá-los da tomada é uma medida que interrompe completamente o gasto elétrico desnecessário.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia também:
>> Palestinos retornam para Gaza e encontram cidade em escombros e ruínas
>> Trump anuncia que adiará proibição do TikTok nos EUA
>> TikTok diz que retomará serviço nos EUA graças à 'clareza' de Trump

Veja alguns aparelhos que funcionam desta forma:

1. Televisão

Equipamento essencial na casa da maioria dos brasileiros, a televisão é uma das grandes vilãs do consumo de energia elétrica. Para ela, a melhor solução é tirá-la da tomada quando não estiver assistindo. Além disso, considere o uso de um filtro de linha para desligar múltiplos dispositivos de forma prática, evitando o gasto excessivo.

2. Micro-ondas

Considerado o melhor amigo daqueles que possuem pouco tempo para cozinhar, ou simplesmente têm preguiça, o microondas gasta energia desligado, especialmente por causa do visor e do relógio.

3. Ar-condicionado

Fundamental em uma cidade quente como Salvador, o ar-condicionado é, talvez, o grande vilão das contas de energia. Quando não estiver no ambiente, certifique-se de desligá-lo completamente e retirá-lo da tomada. O ideal também é investir em modelos novos e tecnológicos que permitam o ajuste automático da temperatura.

4. Computador

Outro aparelho fundamental, o computador também demanda muita energia mesmo desligado. Por esse motivo, desligá-lo completamente e retirá-lo da tomada quando não estiver em uso pode gerar uma economia significativa a longo prazo. Certifique-se também de desligar o monitor, impressora e outros periféricos conectados ao PC.

5. Carregadores de celular e notebook

Para completar a lista, os carregadores de celular e notebook consomem energia mesmo sem o dispositivo conectado. Portanto, ao finalizar o carregamento, desconecte-os do plugue. Além de economizar dinheiro, você prolonga a vida útil desses dispositivos e evita desperdícios.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

aparelhos que gastam mais conta de luz. como economizar dicas economizar energia gastam mesmo ligados tirar da tomada vilões

Relacionadas

Mais lidas