Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Trem com trajeto importante no Brasil pode sair do papel ainda em 2025

Trajeto deverá contar com aproximadamente 58 quilômetros e terá seis paradas

Por Luiz Almeida

01/07/2025 - 22:24 h
Projeto de trem faz parte do Novo PAC
Projeto de trem faz parte do Novo PAC -

O projeto ferroviário que ligará Luziânia (GO) a Brasília (DF) deu mais um passo significativo nesta semana. Uma reunião no Ministério dos Transportes, articulada pelo secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró definiu as datas para a realização das audiências públicas, previstas para o fim de agosto.

O projeto prevê um trajeto de aproximadamente 58 quilômetros, saindo do Jardim Ingá, em Luziânia, até a Rodoferroviária de Brasília, segundo o Correio Braziliense.

O percurso contará com seis paradas, incluindo uma em Valparaíso, e deve oferecer uma alternativa rápida e acessível para o deslocamento entre as regiões. A expectativa é que o tempo total da viagem seja de cerca de uma hora, com tarifa popular.

Leia Também:

O encontro contou ainda com a presença do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro; do secretário extraordinário do Entorno do DF, Cristian Viana; e do subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Márcio Antônio de Jesus, que representou o secretário Zeno Gonçalves.

Reunião confirma avanço em projeto

Durante a reunião, ficou acertada a elaboração de um plano técnico de trabalho conjunto entre o Governo de Goiás, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário.

O objetivo é revisar os estudos contratados pela Infra S.A., identificar possíveis ajustes e coordenar, de forma integrada, as etapas necessárias para a implantação do trem de passageiros.

Além disso, será realizada uma visita técnica ao longo do trecho ferroviário, hoje utilizado exclusivamente para o transporte de cargas. A inspeção deverá avaliar as condições da via e apontar quais pontos precisarão de intervenções para garantir a segurança e a eficiência do transporte de passageiros.

Segundo o Ministério dos Transportes, este será o primeiro de seis projetos previstos no país para estimular o modal ferroviário.

Trem Salvador-Feira

Além desta linha, outro trem deverá sair em breve do papel. O projeto de construção de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana foi apresentado por empresários, na última sexta-feira, 27, a integrantes do governo da Bahia, durante a reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI).

Imagem ilustrativa presente na capa do projeto da ferrovia
Imagem ilustrativa presente na capa do projeto da ferrovia | Foto: Reprodução | TIC Bahia

A ideia da implantação do novo modal, com trens de alta velocidade, já havia sido levada anteriormente ao Ministério do Transportes, que colocou o projeto — elaborado pela TIC Bahia — sob análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para autorização.

De acordo com o assessor especial da Seplan e coordenador do GTI, Antônio Alberto Valença, o projeto vem sendo aprimorado ao longo dos anos, com a participação direta do governo do estado.

“Inicialmente, a proposta previa o transporte exclusivo de passageiros. Mas, em diálogo com o governo do estado, o modelo foi atualizado para também permitir o transporte de cargas, o que amplia significativamente seu potencial logístico e econômico”, explicou Valença.

Detalhes do projeto

Conforme antecipado pelo Portal A TARDE no último dia 12 de junho, o projeto prevê a redução do tempo de viagem entre Salvador e Feira de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia. O investimento estimado seria de R$ 6,8 bilhões.

A linha teria 98 km a serem percorridos por trens de passageiros com velocidade de até 160 km/h, além de vagões de carga que poderiam circular em até 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Baía de Todos-os-Santos.

A ferrovia seria implantada pensando em trens de bitola larga, de 1.600 mm, com eletrificação em 25kV e sistema de controle ETCS Nível 2, visando garantir a alta velocidade, em compatibilidade com os principais corredores ferroviários nacionais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Linha ferroviária Novo trem trem trem no Brasil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Projeto de trem faz parte do Novo PAC
Play

Bebê de 1 ano e 11 meses é morta a tiros em briga de trânsito; vídeo

Projeto de trem faz parte do Novo PAC
Play

Adolescente desaparece e é resgatada em casa com calabouço subterrâneo

Projeto de trem faz parte do Novo PAC
Play

Jovem em bicicleta motorizada dá baile em agentes de trânsito durante perseguição

Projeto de trem faz parte do Novo PAC
Play

Delegado faz revelação chocante sobre vítimas de queda de balão

x