Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALERTA

Vem aí tempestades e fortes chuvas em diferentes regiões do país

Fenômeno climático deve persistir no país até abril deste ano

Por Redação

10/02/2025 - 19:32 h
Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre excesso de chuva
Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre excesso de chuva -

O planeta já está sob o efeito do fenômeno climático La Niña, conforme anunciado pela NOAA (sigla em inglês - National Oceanic and Atmospheric Administration) em janeiro deste ano. Mas, como este fenômeno impacta o Brasil?

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Danielle Ferreira, explica que, em anos do La Niña, observa-se a redução das chuvas na Região Sul do Brasil, tanto na quantidade, quanto na frequência, havendo possibilidade de alguns períodos longos sem precipitações.

Leia Também:

No entanto, não é somente no Sul brasileiro que o La Niña tem forte impacto. Todo esse movimento que caracteriza o fenômeno nasce no Oceano Pacífico Equatorial e reverbera, de formas distintas, em diversas outras regiões. Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre o inverso: o excesso de chuva, o que vem acontecendo atualmente em grande parte dessas áreas, com constantes avisos laranja de perigo para chuvas intensas.

“As frentes frias passam mais rapidamente sobre a parte leste da Região Sul e acabam levando mais chuvas para a Região Sudeste, podendo chegar até parte do litoral nordestino. Esse comportamento típico nem sempre ocorre, pois é necessário considerar também outros fatores como a temperatura do Oceano Atlântico (Tropical e Sudeste da América do Sul), que também pode atenuar ou intensificar os impactos do fenômeno”, afirma a meteorologista.

O aquecimento do Atlântico Tropical, por exemplo, favorece a ocorrência de chuvas no Norte do Brasil, devido ao deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais para o sul de sua posição climatológica.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Chuvas clima Fenômeno Climático La Niña previsão do tempo tempestades

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre excesso de chuva
Play

Celular explode no bolso de mulher que fazia compras; assista vídeo

Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre excesso de chuva
Play

VÍDEO: motorista de ônibus se desespera ao contar sobre queda de avião

Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre excesso de chuva
Play

Avião cai em cima de ônibus e duas pessoas morrem em São Paulo

Na faixa norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil ocorre excesso de chuva
Play

Vídeo: casal é sequestrado e morto por grupo de falsos policiais civis

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA