Após câncer, Preta Gil assume posto de Flora no 2222: "ponto alto” | A TARDE
Atarde > Carnaval

Após câncer, Preta Gil assume posto de Flora no 2222: "ponto alto”

Tradicional camarote da família Gil vai funcionar entre os dias 9 e 13 de fevereiro apenas para convidados

Publicado terça-feira, 06 de fevereiro de 2024 às 17:49 h | Atualizado em 07/02/2024, 11:17 | Autor: Bianca Carneiro
Preta e Flora Gil
Preta e Flora Gil -

Chegando à sua 24ª edição, o Expresso 2222 está repleto de novidades neste ano. Tradicional da folia de Salvador, o Camarote da família Gil, que funciona no Edifício Oceania entre os dias 9 e 13 de fevereiro apenas para convidados, passará por uma passagem de bastão.

Flora Gil, anfitriã e principal organizadora do Expresso, se despede do posto de coordenadora geral e assume o papel de conselheira e curadora. Com isso, o comando do Camarote será de Fafá Giordano, sua irmã e produtora desde as primeiras edições. Já Preta Gil será a anfitriã da festa, o que também era função da madrasta.

As irmãs receberam imprensa, parceiros e convidados para um evento nesta terça-feira, 6. Na ocasião, Flora Gil celebrou a melhora de Preta e falou sobre como será a sua atuação como anfitriã da festa. No ano passado, a artista ficou afastada dos compromissos profissionais para tratar de um câncer de intestino.

"A Preta é um ponto alto do Expresso. Poder estar aqui é com saúde, sem dor, depois de ter passado tudo o que ela passou e ela estar aqui, recebendo por dia 1.300 pessoas e me ajudando, não tem preço. Além de produção, eu também era anfitriã. Eu tô deixando o meu lado produtora pra Fafá, minha irmã. Então, eu vou ficar ali admirando o trabalho das duas e ajudando quando eu for chamada”, disse ela.

Flora Gil e a irmã, Fafá Giordano
Flora Gil e a irmã, Fafá Giordano |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

No entanto, Flora descartou a hipótese de Preta assumir algum dia a coordenação do camarote. Para ela, a artista não teria interesse em uma função mais técnica. “Eu acho que a Preta não tem essa pretensão, até porque ela acha que o Camarote Expresso é muito eu, é muito a gente. Eu acho que ela vai gostar mesmo de fazer o que ela gosta mais, que é receber amigos, porque fazer mesmo camarote, tomar a frente, é muito trabalhoso. Acho que a Preta não teria esse tempo para fazer isso [...] Acho que não é muito a praia dela. A praia dela vai ser sempre a música, as pessoas”, afirmou.

Questionada pelo Portal A TARDE sobre como foi receber da irmã, Flora, a função de organizar o camarote, a produtora Fafá Giordano disse que chegou a ficar assustada com a responsabilidade.

“Recebo com susto, mas, ao mesmo tempo, feliz. Eu faço camarote com a Flora já tem 24 anos. Eu fazia o trio antigamente, aí quando parou o trio elétrico, eu vim para o camarote, me dediquei no camarote. Então, eu fico feliz, mas fico assustada, porque é uma responsabilidade grande, é um nome grande, então, tem que sair do jeito que ela [Flora] ensinou. A gente tem que sair tudo perfeito para não ter nenhum tipo de problema, mas é gostoso. A equipe que está comigo é bacana, é uma equipe antiga, então, todo mundo conhece todo mundo, todo mundo faz um pouco de cada coisa. Então, acho que com a união da equipe, a parceria da equipe, vai dar certo e tudo vai ser perfeito”.

Detalhes do camarote foram apresentados nesta terça
Detalhes do camarote foram apresentados nesta terça |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

Line-up

Com a proposta de homenagear a pluralidade de ritmos e cores do Brasil, o Camarote Expresso 2222 este ano tem como tema a Brasilidade. “Eu acho que Brasilidade tem tudo a ver com Carnaval, Brasil, né? Carnaval, Bahia é tudo que a gente pensa quando está fora do Brasil, é a Brasilidade do que tem, do que a gente encontra aqui. Como o Carnaval é a cara do Brasil, por isso a Brasilidade”, explicou Flora Gil, que escolheu a temática.

E para dar vida ao tema, nada melhor do que contar com a música. Diversa, a line-up conta com shows que vão do samba ao eletrônico, passando pelo pagodão baiano. Responsável por comandar o palco do 2222, a cantora Ju Moraes, que está a frente da Banda Sambaiana, celebrou o convite. Ao longo dos dias, ela vai dividir o espaço com nomes como Margareth Menezes, O Kannalha, Preta Gil, Mãeana, Rachel Reis, Marcia Castro, Nêssa, Sued Nunes, Groova na Laje, Nininha Problemática e Sarajane.

“Acho que a gente tem tudo para fazer um Carnaval histórico. Eu estou muito feliz com a oportunidade. Eu acho que foi assim a união perfeita, a tampa e a panela e um camarote que também é produzido e é feito por mulheres, então nada mais justo que uma banda de mulheres para representar esse momento”, afirmou ela, citando a Sambaiana, que é formada exclusivamente por mulheres.

Figurinha carimbada no 2222, Márcia Castro se disse honrada por poder estar de novo no local. "Eu comandei durante alguns anos a varanda e tive também ano passado nesse palco, na verdade, todo ano eu ‘tô’ aqui. Tenho uma relação afetiva com o Gil, eu já cantei com ele algumas vezes na minha vida. Tive esse privilégio. Vou trazer aqui junto com a Sambaiana um pedacinho do meu projeto roda de samba-reggae", prometeu.

Uma das responsáveis pela line-up do Expresso, Thainá Pitta disse que as atrações celebram a potência cultural de Salvador. “A ideia, principalmente esse ano, é trazer essas potências para frente [...] Significa você dar autoria justa para os artistas baianos que fazem tanto por nós. Então, a ideia de ter, por exemplo, O Kannalha, que virou um ritmo, mas que traz o pagodão baiano junto a outros grandes nomes, também fala muito sobre isso. A gente fala de Brasilidade, a gente fala muito do plural e se a gente quer o plural”.

E por falar em música, outro ponto alto para o Expresso será o sábado, 10, quando Gilberto Gil vai ser homenageado por Margareth Menezes e Chico César durante uma parada pela icônica varanda do espaço. É o Trio da Cultura. “Vai ser importante: a atual ministra da cultura vai se encontrar com o antigo ministro da cultura. Simbólico”, diz Flora.

As cantoras Márcia Castro e Ju Moraes, atrações do Expresso
As cantoras Márcia Castro e Ju Moraes, atrações do Expresso |  Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

Confira as atrações do camarote:

Sexta-feira, 9: DJ Residente Libre Ana; Ju Moraes e Banda Sambaiana convidam O Kannalha; Margareth Menezes; DJ Ju de Paulla.

Sábado, 10: DJ Residente Libre Ana; Show Ju Moraes e Banda Sambaiana; Mãeana canta JG (participação de Pedro Rosa e Stella Maris); DJ Kevin Dale.

Domingo, 11: DJ Residente Libre Ana, Ju Moraes e Banda Sambaiana convidam Preta Gil; DJ Paulilo; DJ Malayasn.

Segunda-feira, 12: DJ Residente Libre Ana; Ju Moraes e Banda Sambaiana convidam Rachel Reis, Marcia Castro, Nêssa e Sued Nunes; DJ Ubunto.

Terça-feira, 13: DJ Residente Libre Ana; Ju Moraes e Banda Sambaiana convidam Nininha e Sarajane; Show Groove na Laje; DJ Gabi da Oxe.

Publicações relacionadas