PROGRAME-SE
Confira a programação oficial do Carnaval de Salvador 2023
Tema deste ano será "O Melhor Carnaval do Mundo Voltou"
Por Da Redação
A programação oficial do Carnaval de Salvador 2023, cujo tema será "O Melhor Carnaval do Mundo Voltou", foi divulgada nesta terça-feira, 7. A festa vai durar dez dias, terá 2,6 mil horas de música e cerca de 1 mil atrações - sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e outras 400 espalhadas por dez bairros da capital.
Pré-Carnaval
A folia começa no sábado, 11, com o pré-Carnaval do Fuzuê, que terá 42 atrações no Circuito Orlando Tapajós (Clube Espanhol até o Farol da Barra). No dia seguinte haverá o Furdunço, com 53 grupos e artistas.
Os eventos contarão com nomes como Gerônimo Santana, BaianaSystem, Mudei de Nome, Escandurras, Danniel Vieira, Lincoln Sena, Tuca Fernandes, Armandinho e outros.
Na terça-feira, 14, acontece o tradicional arrastão sem cordas puxado por Léo Santana, também no Circuito Orlando Tapajós. No dia seguinte, bloquinhos e fanfarras agitam foliões no circuito Sérgio Bezerra (Monumento do Cristo até o Farol da Barra).
Circuito Dodô
Na quinta-feira, 16, acontecerá a grande abertura do Carnaval com a entrega as chaves da cidade ao Rei Momo e, em seguida, a pipoca da Ivete desfila no Circuito Dodô a partir das 15h30.
No mesmo dia, também no Circuito Dodô, outros artistas também desfilam: Saulo Fernandes, Claudia Leite, Léo Santana, Lincoln Sena, Timbalada, Tatau, Parangolé, Wilsinho Kraychete, Araketu, Babado Novo, Chiclete, Lá Furia, A Dama, Pipoca do Cheiro e Afrocidade.
Durante a folia, ainda vão acontecer desfiles gratuitos de Daniela Mercury, Thiago Aquino, O Kanalha, Oh Polêmico, Igor Kannário, Kart Love, Psirico, Major Lazer, Márcia Castro, Juan e Ravena, Bailinho de Quinta, Patrulha do Samba, Carla Cristina e Banda DH8.
O Circuito Dodô contará ainda com o Beco das Cores, torre eletrônica que fica localizada na Rua Dias D'Avila, na Barra, e a Torre Eletrônica no Farol da Barra, que é sempre ativada após a saída do último trio.
Centro da Cidade
Neste ano, a prefeitura promete impulsionar a festa no Centro da Cidade. Além dos tradicionais trios desfilando na Circuito Osmar (Centro) e dos bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho), haverá dez pontos estratégicos com música e diversidade.
Entre as novidades está o palco do projeto Axé Pelô, que visa valorizar o ritmo e receber grandes artistas de diversas gerações da axé music e da música popular, a exemplo de Ana Mametto, Davi Moraes, Wil Carvalho, Paulinho Boca, Sarajane, Guga Meira, Carla Cristina e outros, sempre a partir das 18h.
O Palco Brisa, lançado no Festival Virada Salvador, volta no Carnaval. O palco será montado no Espaço Cultural da Barroquinha, com ativação entre os dias 17 e 21. Nomes como Pedro Pondé, Skanibais, Yan Cloud, Young Piva, Nininha Problemática, Nêssa, Gibi e Sistema Pagotrap, Piboman e Felipe Barros passarão pelo equipamento.
Também no Centro Histórico haverá o movimento cultural Donas do Som, entre os dias 17 e 19 de fevereiro. O movimento leva para a folia momesca a discussão em torno do respeito ao corpo feminino com a participação exclusiva de artistas mulheres, enfrentamento contra a homofobia, machismo e violência LGBTQIA+.
No Largo do Santo Antônio Além do Carmo será montado o Coreto das Orquestras, entre os dias 18 e 21. A Arena do Samba será erguida próxima ao monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé, nos mesmos dias. Assim como a Arena Multicultural, que leva uma diversidade musical, misturando reggae, hip-hop, rap e muito. O palco será montado no Pelourinho.
Além dos palcos, haverá também outras novidades no Centro, como a Varanda da Folia, que receberá shows e DJs nos intervalos das saídas dos trios. Para o circuito, também foram selecionados artistas do Furdunço para abrir o Carnaval da sexta-feira, 17.
Artistas darão a volta em torno da Praça do Campo Grande durante o Furdunço no Campo Grande. A programação vai contar com artistas como Afrodisíaco, Os Gilson, Davi Moraes, Pitty e Paulinho Boca de Cantor. O Circuito Osmar terá também eventos pós-folia. O "After Batekoo" contará com uma programação especial de bandas e músicos.
O Circuito Osmar conta ainda com programação especial de trios sem cordas. Na grade, nomes como Daniela Mercury, Mudei de Nome, Thiago Aquino, Nêssa, Pagodart, Mambolada, O Poeta, Timbalada, Alinne Rosa, Claudia Leitte, Parangolé, Psirico, Xanddy Harmonia, A Dama, Léo Santana, Igor Kannário, Gerônimo, Lincoln Sena, Escandurras, Timbalada, Afrocidade, Targino Gondim, FitDance, CBX Samba Club e a dupla Juan e Ravena.
Bairros
Durante a folia, haverá festa também nos bairros. Palcos serão espalhados pela Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Itapuã, Cajazeiras, Plataforma e Periperi. O Rio Vermelho receberá o Palco Mix, com uma mistura de ritmos, e Piatã contará com o Palco do Rock.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes