EXPECTATIVA
Ilê Aiyê vai homenagear "Herói de Angola" no carnaval 2023
Vovô do Ilê destacou importância de valorizar carnaval dos bairros e pediu investimentos ao circuito Mãe Hilda
Por Thiago Conceição e Rodrigo Tardio
O presidente do Ilê Aiyê, Vovô do Ilê afirmou, nesta terça-feira, 7, durante a coletiva de apresentação do Carnaval de Salvador, que o bloco já está pronto para o desfile em 2023. Este ano, de acordo com Vovô, a homenagem é para o ex-presidente de Angola, Agostinho Neto. O bloco desfila tradicionalmente na noite do sábado, no circuito Osmar (Campo Grande).
"Nossa saída tradicional lá da sede do Curuzu vai ser emocionante. Esse ano a gente homenageia esse líder, Agostinho Neto, que sempre foi engajado na luta pela libertação do povo de Angola, então colônia de Portugal, além de ter sido o primeiro presidente daquele país', explicou.
Além de médico, escritor e político angolano, principal figura do país no século XX. Por causa da importância na luta pela libertação de Angola, o dia do aniversário de Agostinho é feriado nacional, em comemoração ao Dia do Herói Nacional. O ex-presidente de Angola nasceu no dia 17 de setembro de 1922, na cidade de Ícolo e Bengo, província de Luanda. Filho de Agostinho Pedro Neto e Maria da Silva Neto, Agostinho morreu em 1979, em um hospital de Moscou, na União Soviética, após complicações de uma cirurgia para retirada um tumor no fígado.
Vovô destacou ainda que vai dialogar com autoridades envolvidas no carnaval para buscar atrair mais investimentos ao 'Circuito Mãe Hilda', no bairro da Liberdade, onde fica a sede do bloco.
"O circuito precisa de mais investimentos para que os blocos da Liberdade possam se apresentar. Muita gente gosta de ficar e curtir o carnaval onde mora. Vamos lutar por melhoras e mais recursos como foi feito com o 'Circuito Mestre Bimba', no Nordeste de Amaralina", relembrou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes