Busca interna do iBahia
HOME > carnaval > CARNAVAL 2023

COMPROMISSO

Margareth Menezes promete apoio federal ao Carnaval

Ministra da Cultura anunciou descentralização de verbas e estimulou empresas a ampliarem investimentos

Agencia Brasil
Por Agencia Brasil
Margareth Menezes quer expandir investimentos no Carnaval e descentralizar a distribuição de recursos
Margareth Menezes quer expandir investimentos no Carnaval e descentralizar a distribuição de recursos - Foto: Evelyn Lee / Ministério da Cultura

A ministra da Cultura, Margareth Menezes anunciou hoje, 19, que o Ministério da Cultura e o governo federal vão apoiar o carnaval nas diferentes partes do Brasil, descentralizando leis de fomento e estimulando empresas e a sociedade a investirem mais na cultura via leis de incentivo.

Depois de acompanhar a abertura dos carnavais de Salvador e Recife, a ministra fez um pronunciamento no início da noite deste domingo no Rio de Janeiro, onde vai acompanhar a primeira noite do desfile das escolas de samba do Grupo Especial.

Tudo sobre Carnaval 2023 em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"Firmamos compromisso de que, a partir de agora, iremos buscar cada vez mais sensibilizar as empresas e a sociedade para perceber as vantagens de investir na cultura do país. Viabilizaremos ações que façam chegar os recursos necessários. A descentralização das leis de fomento à cultura e o diálogo que estabeleceremos com as empresas para cativar mais apoio e investimento em ações no setor cultural já são metas traçadas no ministério".

A ministra destacou que as leis de incentivo à cultura cumprem um papel fundamental no carnaval, e que as escolas de samba teriam muita dificuldade em organizar seus desfiles sem elas. Margareth Menezes anunciou que Mangueira e Unidos da Tijuca apresentaram projetos para receber apoio federal via lei de incentivo, e receberão recursos.

"A partir do próximo ano, queremos estender essa possibilidade de apoio às mais diversas regiões do país", disse ela, que defendeu a importância econômica do carnaval.

"Não se trata absolutamente apenas de um momento de distração do povo. Há muito tempo o carnaval brasileiro já mostrou a que veio. O nosso carnaval é uma grande plataforma de oportunidades de trabalho e um vetor de geração de empregos e renda muito maior do que podemos imaginar".

A ministra disse que o carnaval cumpre um papel importante no reconhecimento da cultura e da identidade brasileira mundo afora, e que é preciso tirar maior proveito disso. Ao fim de seu pronunciamento, ela aproveitou para cantar um dos mais famosos sambas-enredos do carnaval do Rio de Janeiro, "É Hoje", composto para o desfile de 1982 da União da Ilha do Governador.

"A minha alegria atravessou o mar/ E ancorou na passarela / Fez um desembarque fascinante / No maior show da Terra. Viva o Carnaval do Rio de Janeiro!"

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas