Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

HOMENAGEM

Carnaval ganha ensaio emocionante em homenagem a Aroldo Macedo

Ensaio aberto reúne grandes nomes da música baiana em uma homenagem marcada por afeto e memória

Eugênio  Afonso

Por Eugênio Afonso

09/02/2026 - 15:31 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Aroldo Macedo está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada
Aroldo Macedo está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada -

O sobrenome Macedo, na Bahia, costuma ser associado a grandes talentos musicais na história da nossa cultura. Filhos de Osmar - um dos inventores do trio elétrico -, Armandinho, Betinho, Aroldo e André são músicos e figuras de destaque, sobretudo na festa momesca baiana, desde muito jovens.

E como Aroldo, 67, agora está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada - Paralisia Supraneural Progressiva (PSP) -, que compromete progressivamente as funções motoras e o impede, inclusive, de tocar seu instrumento, nesta segunda-feira, 9, às 20h30, na Casa Rosa (Rio Vermelho), acontece um ensaio aberto de carnaval, com toda a renda voltada para o tratamento deste educador, instrumentista e compositor, que também é referência na guitarra baiana.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Convidados especiais, ao lado dos irmãos Armandinho, Betinho e André, vão tocar e cantar para celebrar a vida, a música e a solidariedade em uma noite de encontros e homenagens.

Inclusive foi criada a campanha ‘Vamos Sem Medo, Aroldo Macedo’ com o objetivo de arrecadar recursos e sensibilizar a sociedade em torno do tratamento do artista.

“Vamos ter Gilberto Gil, um convidado ilustríssimo. Gerônimo vai estar presente, Ana Mametto, Laurinha, que é uma cantora dos primeiros trios elétricos, dos anos 1970/80. Tem mais alguns outros convidados, mas estes são os que estão confirmados até agora”, informa Armandinho.

A ideia desta prévia carnavalesca é realizar um encontro marcado por improvisos musicais, e transformar o palco em um espaço de troca, memória e celebração coletiva, reafirmando a música como linguagem de cuidado e resistência.

Para Armandinho, Aroldo tem uma importância musical muito grande. “Ele aperfeiçoou o estilo de tocar...o frevo baiano trieletrizado...o toque de caixa...isso é de uma importância fundamental. É o idealizador do fobicão, do abadá que troca por uma lata de leite e distribui nas creches. Então, tinha todo um trabalho que Aroldo vinha fazendo em torno do trio, do carnaval. Ele fundou a escola de música trieletrizada”.

O músico conta também que está preparando uma super banda para o carnaval e que no lugar de Aroldo entra o guitarrista Alex Mesquita. No repertório não podem faltar as músicas tradicionais dessas mais de cinco décadas da banda Armandinho, Dodô & Osmar.

“Teremos a direção musical de Yacoce Simões, e a gente está preparando um repertório dentro das coisas que já são conhecidas do público, como músicas de Tim Maia, Cassia Eller, Caetano que a gente coloca na forma trieletrizada”, detalha o filho de Osmar.

Boa repercussão

Margarida Macedo, mulher de Aroldo, diz que o marido está com comprometimentos motores e cognitivos que continuam se agravando, e que por isso ele não vai estar presente ao show. “Não tem a menor condição, nem física, nem cognitiva e nem emocional”.

Ela afirma ainda que não há um montante definido, relativo à arrecadação, “por estarmos explorando as possibilidades de tratamento para Aroldo”. Avisa que a campanha continua e tem sensibilizado amigos e fãs.

A repercussão tem sido muito grande, segundo Armandinho. “Em todo canto que a gente vai, as pessoas perguntam: como está seu irmão? Para a gente, isso tem sido muito importante porque mostra como a gente pode ser querido pelas pessoas num momento desses. É uma corrente de amizade, de sentimento e de fé em Deus”, finaliza.

Quem quiser colaborar com a campanha, basta fazer a doação através do PIX 59240210768 (Margarida Maria Oliveira dos Santos Macêdo, Banco Nubank, Ag: 000-1, C/C: 4189159-3). Os ingressos para o ensaio já estão disponíveis no Sympla.

O evento é uma realização da Carambola Produções e da Maria Miúda Produções, com apoio da Casa Rosa, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Prefeitura de Salvador, e conta com patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado da Bahia.

Os Irmãos Macedo

  • Data: 09 de fevereiro
  • Horário: 20h30
  • Local: Casa Rosa (Rio Vermelho)
  • Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
  • Vendas: Sympla

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Aroldo Macedo carnaval

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aroldo Macedo está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada
Play

Folião barrado no Elevador Lacerda por sunga; saiba as regras para o Carnaval de Salvador

Aroldo Macedo está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada
Play

Trio da banda Pagod’art sofre acidente e interrompe Furdunço

Aroldo Macedo está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada
Play

Folia que paga as contas: 4 formas de ganhar uma grana extra no Carnaval

Aroldo Macedo está com uma doença neurológica degenerativa de evolução acelerada
Play

Com Parangolé, Guga Meyra entra na disputa da música do Carnaval

x