Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ECOFOLIA SOLIDÁRIA

Ecofolia: projeto beneficia catadores e bate recorde de coleta

Projeto é desenvolvido pela Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)

Redação

Por Redação

28/02/2025 - 17:49 h | Atualizada em 28/02/2025 - 18:07

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Ao todo, 3.300 catadores são beneficiados pela iniciativa
Ao todo, 3.300 catadores são beneficiados pela iniciativa -

Mais de 3 mil catadores cooperados e autônomos foram beneficiados pelo projeto Ecofolia Solidária, desenvolvido pela Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com outros órgãos estaduais, para atuar no Carnaval.

Neste ano, os catadores receberam equipamentos de proteção individual, composto por fardamentos, botas, luvas, protetor auricular e uma estrutura de apoio para comercialização do material recolhido.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Os coletores cooperativados já integrados ao projeto definem a ação como de grande avanço na história da ecoreciclagem na Bahia. Michele Almeida, catadora e vice-presidente da cooperativa Cama Pet, fala sobre a ação.

“A gente faz diferencial na vida dos catadores autônomos, trazendo essa dignidade. A gente iniciou projeto muito pequeno, na época poucos catadores ainda conheciam a ação. Agora em 2025 já tem um diferencial que é uma bonificação pelo plástico coletado, que alguns anos atrás a gente não tinha esse trabalho".

A coordenadora também ressaltou: “E esse ano também a gente já tem os espaço que as mulheres possam fazer seu descanso, sua massagem, sua ioga para trabalhar relaxadamente”, referindo-se aos Espaços de Convivência ‘Cuidar de Quem Cuida’ que oferecem estrutura para descanso e bem-estar.

O projeto este ano incorpora também apoio na alimentação dos coletores. O titular da Setre, Augusto Vasconcelos, detalha a ação.

"É a maior ação de coleta seletiva da história do Carnaval de Salvador e também do interior do estado. Através do Governo do Estado nós desenvolvemos onze centrais, coleta seletiva, também dois locais de apoio ao catador e a catadora com oportunidade de banho, higiene pessoal, fornecimento de alimentação, equipamentos de proteção individual, compramos balanças, prensas, maquinários como caminhões pra auxiliar nessa coleta”.

Foram investidos pelo Governo do Estado R$ 3 milhões, que irão impactar positivamente no trabalho seguro dos catadores e bater recordes na coleta, complementa o coordenador da Setre, Wenscelau Junior.

"Pretendemos ao final do carnaval coletar duzentas e dez toneladas de material reciclável, isso significa sustentabilidade ambiental e social. Muitas dessas famílias têm essa oportunidade de geração de renda no carnaval, historicamente é uma categoria que tem sido invisibilizada e, em nossa ação em apoio às cooperativas de catadores e catadoras, têm oportunizado valorização, dignidade e trabalho decente", pontuou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia EcoFolia Solidária Governo da Bahia reciclagem sustentabilidade

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ao todo, 3.300 catadores são beneficiados pela iniciativa
Play

Trio de Xanddy sofre falha técnica no Morro do Cristo durante show

Ao todo, 3.300 catadores são beneficiados pela iniciativa
Play

Folião barrado no Elevador Lacerda por sunga; saiba as regras para o Carnaval de Salvador

Ao todo, 3.300 catadores são beneficiados pela iniciativa
Play

Trio da banda Pagod’art sofre acidente e interrompe Furdunço

Ao todo, 3.300 catadores são beneficiados pela iniciativa
Play

Folia que paga as contas: 4 formas de ganhar uma grana extra no Carnaval

x