Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CARNAVAL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CARNAVAL 2025

Fundação Casa de Jorge Amado anuncia lavagem e novidades

Evento gratuito será realizado no próximo dia 20

Por Redação

12/02/2025 - 12:07 h
Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado
Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado -

A primeira Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado vai acontecer no dia 20 de fevereiro, a partir das 18h, no Largo do Pelourinho, em Salvador. A informação foi antecipada ao Portal A TARDE.

Leia Também:

O evento gratuito contará com a lavagem da escadaria do prédio da instituição cultural pelas baianas do Centro Histórico, apresentação de grupos de fanfarras e do musical de rua ‘Bloco Amados de Jorge’, espetáculo com direção de Edvard Passos e direção musical de Luciano Salvador Bahia.

“A maior festa popular do país transita pelas obras de Jorge Amado como em Dona Flor e seus dois maridos e Tenda dos Milagres. Para celebrar essa sintonia entre Jorge Amado e o Carnaval, este ano resolvemos colocar o nosso bloco para desfilar nas ruas do Pelourinho”, destaca Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado.

Angela contou que o evento vai unir teatro, música e literatura. “Cenas dos livros de Jorge Amado serão reproduzidas ao ar livre, animando o verão e o pré-carnaval no Centro Histórico. Chamamos o público a se inspirar no universo literário amadiano para criar fantasias e acompanhar o cortejo”, completa Angela Fraga.

Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado
Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado | Foto: Fernando Barbosa | Divulgação

Para Edvard Passos, o ‘Bloco Amados de Jorge’ é uma verdadeira ousadia carnavalesca com músicas compostas por Gerônimo Santana, que também interpreta o personagem Quincas Berro d’Água: “É um lindo espetáculo teatral que vai às ruas festejar a gente da Bahia através de criações de Jorge Amado e músicas de Gerônimo. Um musical de rua carnavalesco ambulante soteropolitano, um bloco cênico cujos caminhos de Exu remontam ritos dionisíacos antigos”.

“É uma espécie de teatro-carnaval inspirado nas preciosas festas de rua da capital baiana e cidades recôncavas, tendo o próprio Centro Histórico de Salvador como palco. Vista seu personagem favorito e venha conhecer a nova atração do Carnaval da Bahia, o bloco Amados de Jorge”, finaliza Edvard Passos.

O cortejo musical sairá da Fundação Casa de Jorge Amado, percorrerá toda a rua Maciel de Baixo, passa pelo Largo do Cruzeiro de São Francisco e finaliza no Terreiro de Jesus, no bar e restaurante Cantina da Lua. No trajeto, o público vai acompanhar cenas dos livros ‘Jubiabá’ (1935), ‘Gabriela, cravo e canela’ (1958), ‘A morte e a morte de Quincas Berro d'Água’ (1961), ‘Os pastores da noite’ (1964), ‘Dona Flor e seus dois maridos’ (1966), ‘Tereza Batista cansada de guerra’ (1972) e ‘Tenda dos Milagres’ (1965).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

de graça evento gratuito Fundação Casa de Jorge Amado Largo do Pelourinho Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado
Play

Filho de traficante, Oruam se revolta após cancelar show no Carnaval de Salvador

Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado
Play

Carlinhos Brown invade a Barra com corrida antes de puxar Arrastão

Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado
Play

Leo Santana leva sucessos para Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas

Lavagem da Fundação Casa de Jorge Amado
Play

La Fúria arrasta multidão em trio sem cordas na Barra. Veja vídeo.

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA