Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CHAME GENTE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CHAME GENTE

Márcia Castro fará homenagem a Gal Costa durante festa de Iemanjá

Artista fará dois shows no dia 2, no bairro do Rio Vermelho

Por Juracy dos Anjos

22/01/2023 - 7:00 h | Atualizada em 22/01/2023 - 9:01
Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022
Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022 -

Fonte inspiradora para a cantora Márcia Castro, a eterna Gal Costa será homenageada pela baiana durante a festa de Iemanjá, na madrugada de 1º para 2 de fevereiro.

“Vamos trazer a alma festiva de Gal para o palco”, antecipa Márcia, dizendo que a formação musical dela veio por meio do trabalho e da voz da cantora, que morreu em novembro do ano passado, aos 77 anos.

O show, que celebrará o lado divertido de Gal, acontecerá na varanda do Lálá, na rua da Paciência, no Rio Vermelho, e será aberto ao público.

Além da reverência, Márcia também falará sobre diversidade de gênero e feminino. Para isso, terá duas convidadas especiais, expoentes da música baiana. Os nomes serão divulgados nos próximos dias.

A celebração à Rainha do Mar seguirá na Casa Rosa, também no Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro, a partir das 13h. Na ocasião, ela dividirá o palco com Márcia Short, Nêssa, Magary Lord, Hiran, Cortejo Afro, Aila Menezes, Afrobapho e DJ el Cabong.

Fala aí

Céu Rocha e Júnior Rocha

Um toque de moda afro da Bahia nas baianas da Mangueira

Estourados, os irmãos Céu Rocha e Júnior Rocha, estilistas e fundadores da marca Meninos Rei, darão um novo passo na correria. Depois de vestir celebridades, como a cantora Ivete Sangalo e a atriz Deborah Secco, eles agora assumiram o desafio de assinar as estampas da ala das baianas da escola de samba Mangueira (Rio), que tem como enredo “As Áfricas que a Bahia canta”. Em um bate-papo com a Chame Gente, os baianos falam das inspirações para o trabalho que também vestirá, mais uma vez, a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes. Vem conferir:

Quais são as inspirações para a criação da roupa das baianas da Mangueira?

Júnior - Nos inspiramos no poder feminino que rege o universo, e na nossa ancestralidade, o candomblé, religião conduzida por mãos de mulheres sagradas. Oxum foi uma das inspirações, a mãe da fertilidade e da doçura, que, com seus olhos de sabedoria, nos conduz, nos direciona, nos protege e nos livra do mal.

Como surgiu o convite para participar do desfile da escola de samba?

Céu - Através do diretor de projetos da Mangueira, Gabriel Carvalho, recebemos, por telefone, esse convite. Logo em seguida, ele e sua equipe estiveram em Salvador e foram ao nosso ateliê formalizar o pedido. Para nós, foi uma honra, um momento de muita emoção e alegria.

Vocês irão desfilar?

Júnior – Desfilaremos em um carro que fará homenagem aos blocos afros de Salvador.

Vestirão quais artistas no Carnaval de Salvador?

Céu - A nossa ministra da Cultura, Margareth Menezes, usará nossas criações mais uma vez no Carnaval e no Festival de Verão, o que nos enche de orgulho. Além dela, outros artistas também estarão de Meninos Rei, mas ainda é surpresa!

Ensaio do Bloco do Silva terá Liniker e Ilê Aiyê

Marcado para o dia 4 de fevereiro, o Bloco do Silva promete agitar a capital baiana. Não só pelo show do artista, que não esconde seu apreço pela cidade, como também pela lista de convidados. Ele receberá nomes como da cantora Liniker e das bandas Ilê Aiyê e Àttooxxá. Mas não para por aí: terá ainda RDD com a participação de Rincon Sapiência, Fresh Prince da Bahia e os DJs Libre Ana e Lys Ventura. Tudo isso no Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio.

Palhaçaria ameaçada

Um dos eventos mais animados e tradicionais do pré-Carnaval, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho corre o risco de não acontecer. Motivo? A falta de patrocínio para viabilizar a festa que atraiu, em 2020, cerca de 8 mil pessoas. De acordo com Lúcia Menezes, presidente da agremiação, a falta de investimento impede a contratação de banda para animar o público, assim como trazer grupos tradicionais, a exemplo do Zambiapunga, os enlatados de Madre de Deus, a trupe de circo e baianas, que tornam o desfile mais representativo. “Não temos ainda recursos suficientes. Por isso, precisamos do apoio de empresas e de órgãos públicos para viabilizar a festa, programada para acontecer no dia 4 de fevereiro”, afirma Lúcia, que está negociando um apoio da Bahiagás para o desfile.

Hoje é dia de lavagem

As bandas Cheiro de Amor e Isqueminha animarão os foliões da “1ª edição da Lavagem da Barra - Circuito Verão”. A festa ocorrerá às 17h, no Forte São Diogo, no Porto da Barra. Antes, às 15h30, uma fanfarra fará a alegria do público em frente ao Forte Santa Maria.

Timbalada embala último ensaio

Outra festa que irá esquentar a tarde deste domingo será o ensaio da Timbalada, no Candyall Guetho Square, no Candeal, a partir das 17h. A duração do show será de 3h30 e contará com convidados. Por lá, Denny e Buja farão o público dar a volta no gueto com um repertório que destaca a ancestralidade.

Foliões celebram com o Olodum

O Olodum também se apresenta hoje, durante o último ensaio do bloco afro, que será realizado no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho. No dia, os fãs poderão deixar a nova música do grupo, “Olodum na avenida!”, na ponta da língua para fazer bonito durante o desfile na festa de Momo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022
Play

Safadão vai ‘sarrar’ ao lado de MC Kevinho na quinta de Momo

Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022
Play

Após anunciar estar fora do Carnaval, governo bancará trio do Cheiro

Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022
Play

Barra vira palco de festas antes e durante o Carnaval

Eterna, Gal Costa nos deixou no final de 2022
Play

Moraes Moreira inicia no Carnaval comemorações pelos 70 anos

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA