FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA
Bon Odori promove apresentação de Treinamento Jedi com Kung-fu
Apresentação foi feita pelo Conselho Jedi Bahia

Por Giulia Gazar

Na 17ª edição do Festival da Cultura Japonesa – Bon Odori 2025, o público teve a oportunidade de acompanhar uma apresentação de Treinamento Jedi com Kung-fu. A mistura de uma das artes marciais mais famosas da cultura oriental com 'Star Wars', uma das franquias mais conhecidas da cultura pop, chamou a atenção das pessoas no Palco Mirai, no último dia do evento.
A apresentação foi promovida pelo Conselho Jedi Bahia. Os membros foram convidados pela organização do festival para se apresentar e chamaram o Instituto San Bao, uma escola de artes marciais, para fazer a apresentação em conjunto.
Lucas Soares, de 33 anos, que faz parte do Instituto, explicou, em entrevista ao Portal A TARDE, que a apresentação foi pensada para mostrar a “influência da arte marcial no mundo de Star Wars, misturando coisas do Kung-fu, com elementos que eles têm também dentro do universo.”
Leia Também:
Jack, de 34, do Conselho Jedi Bahia, contou que a parceria surgiu de um convite que eles receberam para fazer uma aula com o Instituto e que a arte marcial tem tudo a ver com o universo de Star Wars.
“George Lucas bebe dessa fonte para fazer os filmes. Tudo isso que a gente vê em Star Wars, surgiu por causa do gosto por filmes de samurai, de arte chinesa, arte japonesa, até a vestimenta das princesas ele usa como influência nos filmes. Muita coisa é influenciada pela cultura oriental no universo de Star Wars”, destacou.
Conselho Jedi Bahia
Na ocasião, Jack explicou que o Conselho Jedi Bahia começou suas atividades por volta de 2010, como uma reunião de fãs de Star Wars, que iam em eventos como o Anipólitan e o Bon Odori para falar sobre a saga e encontrar outros fãs.
Com o tempo, eles foram crescendo e começaram a receber convites para eventos, fazer estreias de filmes em cinemas, participar de campanhas de doação de sangue e até para fazer visitas em creches, com as roupas e adereços dos filmes.
Instituto San Bao
Lucas contou que o Instituto San Bao promove aulas, tanto de Kung Fu — que é uma arte marcial milenar que atrai o interesse de muitas pessoas —, quanto de outras como Boxe Chinês e Tai Chi.
Ele explicou que qualquer pessoa pode praticar as artes marciais e o instituto oferece aulas para o público a partir dos 6 anos de idade e para adultos. O profissional também comentou que é importante saber o objetivo antes de iniciar uma arte marcial.
“O que a gente sempre recomenda, é a pessoa buscar a arte marcial que tem a ver com o que ela está procurando. Se ela procura mais a parte de defesa pessoal, a gente indica o Boxe Chinês, se for para desestressar de uma rotina agitada, é mais o Tai Chi, se procura algo mais tradicional, para trabalhar disciplina e concentração, aí é o Kung-fu”, finalizou.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes