Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NACIONAL

Este filme de terror vai te fazer pensar duas vezes antes de viajar

O que esperar de ‘Prédio Vazio’, novo filme de Rodrigo Aragão sobre um edifício maldito

Rafael Carvalho | Especial para A TARDE

Por Rafael Carvalho | Especial para A TARDE

15/06/2025 - 8:00 h
Filme já está em cartaz nos cinemas
Filme já está em cartaz nos cinemas -

Um edifício antigo, caindo aos pedaços, na orla de uma cidade litorânea que recebe diversos turistas durante o Carnaval, é o palco sanguinário de Prédio Vazio, novo filme do cineasta Rodrigo Aragão.

O filme, já em cartaz nos cinemas, marca uma mudança de paisagem na obra do diretor, acostumado a filmar no interior do Estado, em cenários rurais ou afastados dos grandes centros, com temas folclóricos.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Agora, Aragão faz o seu primeiro filme declaradamente urbano, mas sem perder de vista as marcas do terror mais artesanal e trash que acompanham a sua carreira. O filme começa acompanhando um casal de idosos que vive no edifício Magdalena, felizes e apaixonados, a despeita da decrepitude do local.

>>> Veja o que está passando nos cinemas de Salvador

Mas coisas terríveis começam a rondar a rotina deles, com aparições e vultos que passam a assediá-los e persegui-los, até que o velho morre.

Não demora muito para que a senhora também sofra tragicamente com as influências nefastas do lugar, gerido por uma zeladora misteriosa e carrancuda (vivida por Gilda Nomacce).

Esses fatos são apenas o pontapé inicial da trama, uma espécie de prólogo, que coloca o espectador dentro desse ambiente sombrio, enquanto tudo lá fora – a praia e o clima carnavalesco de festa, alegria e curtição – contrasta com o tom sombrio e pútrido que emana do lugar, o que remete a um passado terrível.

Leia Também:

Filmografia de Rodrigo Aragão

Imagem ilustrativa da imagem Este filme de terror vai te fazer pensar duas vezes antes de viajar
| Foto: Divulgação

Natural do Espirito Santo, Aragão tornou-se um nome fundamental para o cinema de terror brasileiro contemporâneo, gênero que tem sido muito exercitado por aqui, em muitas vertentes distintas.

A escolha de Aragão sempre foi pelo cinema de terror mais visceral, transformando o baixo orçamento e a estética amadora em uma virtude do seu cinema – ele se firmou no cenário brasileiro com a trilogia formada por Mangue Negro (2008), A Noite dos Chupacabras (2011) e Mar Negro (2013). Aos poucos, foi refinando seu cinema, mas sempre com um pé no trash.

Por isso é curioso que ele tenha escolhido uma cidade do litoral capixaba para ser o cenário do seu novo filme. Guarapari é um conhecido destino turístico no Estado, repleto de viajantes no verão, mas que na baixa temporada fica um tanto deserta.

É nesse cenário que a mãe de Luna (Lorena Corrêa) foi passar os festejos junto com um namorado tóxico. Ao ser agredida por ele, a mãe é acolhida pela zeladora, mas presencia uma morte traumática no lugar. A filha, preocupada com ela, parte então para Guarapari, junto com seu namorado, a fim de ajudar a genitora.

Zelo de mãe

Mas eles não contavam não só com os mistérios malditos que rondam o lugar – com tantas aparições e espíritos maléficos que assustam os que se aventuram a entrar no prédio –, mas especialmente com a presença enigmática da tal zeladora.

Em dado momento ela chega a dizer: “Eu sou praticamente a única alma viva durante todo o resto do ano”, ao se referir ao fato das pessoas deixarem o local assim que passa o Carnaval, justamente o período em que a trama se passa.

Gilda Nomacce, grande atriz que é, preserva em sua atuação uma dubiedade muito atrativa. Ela é quem ajuda e acolhe a mãe agredida, mas é também quem encaminha os personagens para um fim tenebroso.

É a típica figura de que é preciso duvidar, ainda mais quando a atriz carrega um olhar penetrante, no limite da sanidade.

Além da trama envolvendo o socorro de Luna à sua mãe, existe um subtexto materno que também envolve a zeladora e sua própria filha, algo que vai ajudar a explicar os eventos que tomam conta daquele edifício maldito.

Isso faz de Prédio Vazio também um estudo sobre a maternidade e de como isso alcança um tom de monstruosidade, a depender do nível de obsessão instintivo em cuidar de suas crias, remetendo a tantas figuras maternas sinistras que povoam o Cinema.

Trash raiz

Imagem ilustrativa da imagem Este filme de terror vai te fazer pensar duas vezes antes de viajar
| Foto: Divulgação

Com esse conjunto todo, Aragão acaba investindo em um terror sobrenatural a partir da confluência de almas penadas que passam a participar da narrativa de modo cada vez mais crescente.

Ele também faz uso de efeitos especiais – algo que já vinha experimentando em filmes anteriores como A Mata Negra (2018) e O Cemitério das Almas Perdidas (2020) –, mas sem grandes alardes, mantendo certa economia pelo próprio tom amador do filme.

No entanto, como já era de se esperar, ele nunca abandonaria o tipo de terror raiz que fez sua fama. Os traços mais gore (representação gráfica de sangue, vísceras e violência), sanguinolentos e sujos, se fazem presente na trama, não deixando nenhum fã do gênero na mão.

Aragão é quem assina o próprio trabalho de efeitos visuais e maquiagem, algo em que ele se especializou nos últimos anos. Apesar das intervenções digitais, os efeitos visuais práticos e a maquiagem realista são marcas indeléveis de seus filmes.

Trata-se, portanto, de um cinema que investe de cabeça no horror mais visual e artesanal. Nem sempre isso se coaduna com a trama, que tem lá suas pontas soltas e alguma fragilidade narrativa. Mas Aragão segue acreditando em um cinema de raízes, pelo amor ao terror.

Prédio Vazio / Dir.: Rodrigo Aragão / Com Gilda Nomacce, Rejane Arruda, Lorena Corrêa, Caio Macedo, Telma Lopes, Walter Filho e Leonardo Magalhães / Salas e horários: cineinsite.atarde.com.br/

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cinema Nacional

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Filme já está em cartaz nos cinemas
Play

Avatar 3 e mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Filme já está em cartaz nos cinemas
Play

Novo reality da Netflix acompanha brasileiras com namorados coreanos

Filme já está em cartaz nos cinemas
Play

O filme da Netflix que não vai deixar você desgrudar os olhos da tela

Filme já está em cartaz nos cinemas
Play

Supergirl ganha primeiro trailer com detalhes surpreendentes; veja

x