PRONUNCIAMENTO
Estúdio de Turma da Mônica vai adotar medidas contra tirinhas de IA
Empresa disse que “qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral”
Por Redação

Depois do Studio Ghibli, a onda de imagens geradas por inteligência artificial via ChatGPT e ferramentas derivadas teve como alvo a Turma da Mônica. Depois disso, a MSP Estúdios, empresa responsável pelos personagens, prometeu tomar medidas a respeito.
Leia Também:
Em nota, o estúdio de Mauricio de Sousa disse que “a MSP Estúdios reforça que o uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual”.
“Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa”, ressaltou.
A MSP Estúdios seguiu: “Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados. Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não substituição, à criação artística”.
A empresa enfatizou que, quando tenta reproduzir o traço da Turma da Mônica, “a IA apenas ecoa, de forma limitada, uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas da MSP Estúdios. Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana, algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo”.
Veja algumas tirinhas geradas em IA que viralizaram:
Pane no sistema alguém me desconfigurou pic.twitter.com/8yVTVFvEyl
— Walt (@haveyoumetjr) April 4, 2025
pedi pro chat fazer isso aqui pic.twitter.com/S3Skv7ArJi
— renata (@rxnytz) April 4, 2025
— Augustto (@augusttxyfb) April 4, 2025
— Tatiany Ramos 💖 (@tatiany_araujoo) April 5, 2025
— José Carlos (@ImrAlone_) April 4, 2025
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes