Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CINEINSITE

Morre atriz francesa Brigitte Bardot, aos 91 anos

Brigitte foi ícone do cinema nas décadas de 1950 e 1960

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

28/12/2025 - 7:37 h | Atualizada em 28/12/2025 - 8:47
Brigitte Bardot,  91 anos
Brigitte Bardot, 91 anos -

A lenda do cinema francês Brigitte Bardot morreu neste domingo, 28, aos 91 anos. A informação foi confirmada pela fundação criada por ela, dedicada à defesa do bem-estar animal.

Bardot havia sido internada nos meses de outubro e novembro, em Toulon, no sul da França, para a realização de procedimentos médicos. Na ocasião, chegou a tranquilizar os fãs, afirmando que se recuperava bem.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ícone do cinema nas décadas de 1950 e 1960, Brigitte Bardot ficou mundialmente conhecida por filmes como E Deus Criou a Mulher (1956), de Roger Vadim, e O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, Bardot construiu uma carreira de quase 50 filmes e 70 músicas. Desde 1973, ela dedicava-se ao ativismo pelos direitos dos animais.

Leia Também:

Na década de 1970, ela se afastou do cinema, passou a viver em Saint-Tropez, na Riviera Francesa, e dedicou sua vida à militância em defesa dos animais, causa que se tornou sua principal atuação pública nas últimas décadas.

Ativista pioneira

Em 1973, aos 38 anos, Brigitte Bardot encerrou a carreira artística após o filme “Colinot Trousse-Chemise” e se afastou da vida pública. Cansada da fama e da pressão dos paparazzi, passou a viver de forma reclusa em sua casa, La Madrague, em Saint-Tropez.

Desde então, dedicou-se integralmente à defesa dos animais, causa que dizia acompanhar desde a infância. Criou a Fundação Brigitte Bardot e se tornou uma das principais ativistas do tema na França, atuando contra a caça de focas, touradas, consumo de carne de cavalo e o uso de animais em testes laboratoriais. Em entrevistas e livros, afirmou que a militância a ajudou a lidar com os efeitos psicológicos da fama.

Imagem ilustrativa da imagem Morre atriz francesa Brigitte Bardot, aos 91 anos
| Foto: AFP

Posições políticas

Nos últimos anos, Bardot também esteve envolvida em polêmicas. Em 2021, foi condenada na França por declarações consideradas racistas contra moradores da ilha de Reunião, segundo a agência France Presse. O episódio gerou reações de autoridades e entidades de direitos humanos.

A atriz ainda manifestou apoio à extrema direita francesa, incluindo o partido Reunião Nacional e figuras como Jean-Marie e Marine Le Pen. Embora afirmasse evitar debates políticos além da causa animal, fez críticas públicas a governos franceses, ambientalistas e ao movimento #MeToo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

atriz Brigitte Bardot cinema filmes

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Brigitte Bardot,  91 anos
Play

Filme com serial killer e tubarões surpreende e chega ao Prime Video

Brigitte Bardot,  91 anos
Play

Anaconda e mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Brigitte Bardot,  91 anos
Play

Trailer de A Odisseia revela épico grandioso de Christopher Nolan

Brigitte Bardot,  91 anos
Play

O filme mais indicado ao Globo de Ouro chega à HBO Max e mira o Oscar

x