GUERRA
Palestino vencedor do Oscar denuncia invasão de sua casa por militares
Cineasta relata ataque a familiares e revistamento de residência na Cisjordânia

Por Beatriz Santos

O cineasta palestino Basel Adra, vencedor do Oscar 2025 pelo documentário Sem Chão, denunciou que sua casa foi revistada por militares israelenses neste sábado, 13, enquanto ele acompanhava o irmão no hospital.
Segundo Adra, a ação ocorreu após colonos israelenses atacarem sua família, tentando atropelar o irmão com um quadriciclo e agredindo tanto ele quanto um primo. Um vídeo do ataque foi publicado por Adra em sua conta no Instagram, e ele levou o irmão para atendimento médico após o incidente.
Leia Também:
Ainda de acordo com o diretor, soldados israelenses invadiram a residência na sua ausência. "O Exército de Israel invadiu minha casa, onde minha esposa e minha filha de 9 meses estavam", relatou Adra, sem detalhar a condição da família.Ao jornal britânico The Guardian, ele acrescentou que foi impedido de retornar para casa devido a barreiras militares montadas na estrada ao anoitecer.
O Exército de Israel afirmou, em nota, que a presença das tropas na região tinha como objetivo investigar relatos de pedras lançadas por palestinos contra israelenses.
Ataques à propriedade
Familiares de Adra relataram que colonos levaram ovelhas à propriedade para destruir plantações. O primo do diretor, Mohamad Huraini, descreveu o episódio como "mais um dia de ação da limpeza étnica".
Uma ativista estrangeira que acompanhava os palestinos também foi agredida. "Você não está seguro se é palestino ou se nos defende. Colonos, apoiados pelo governo e pelo exército, precisam ser contidos!", escreveu Huraini nas redes sociais.
Contexto político e histórico
No fim de agosto, o governo israelense autorizou a construção de novos assentamentos na Cisjordânia ocupada, medida sem reconhecimento internacional. O plano prevê erguer habitações em áreas estratégicas do território, o que pode fragmentar a região e dificultar a viabilidade de um futuro Estado palestino.
A violência contra Adra ocorre em meio a outros ataques recentes. Meses antes, Hamdan Ballal, codiretor de Sem Chão, denunciou ter sido espancado e preso por soldados israelenses, após ter a casa cercada por colonos. Yuval Abraham, outro codiretor do documentário, relatou que Ballal foi agredido e levado sob custódia enquanto estava dentro de uma ambulância.
Sobre o documentário
Sem Chão, premiado em Hollywood, registra a destruição de casas, escolas e vilarejos em Masafer Yatta, na Cisjordânia, e as expulsões de seus moradores. A amizade entre Adra e Abraham, cineastas de lados opostos do conflito, serve como fio condutor do filme, mostrando de forma sensível os impactos humanos da ocupação.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes