Busca interna do iBahia
HOME > CINEINSITE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OPERAÇÃO RAINHA DO SUL

Rainha do Sul: série dá nome a operação que prendeu advogada em Salvador

Poliane França á apontada como articuladora externa do líder da facção, preso no Presídio de Serrinha

Victoria Isabel

Por Victoria Isabel

27/11/2025 - 9:53 h | Atualizada em 27/11/2025 - 10:12
Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana
Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana -

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira, 27, a Operação Rainha do Sul, com foco no desmonte de uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e articulação de ataques armados em cinco estados. Entre os alvos está a advogada Poliane França, apontada como articuladora externa do líder da facção, preso no Presídio de Serrinha.

O nome escolhido para a operação não é apenas uma coincidência. Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana estrelada por Alice Braga, que interpreta Teresa Mendoza, jovem inteligente e estratégica, que cresce dentro do cartel ao assumir comandos e articular alianças perigosas após a morte do namorado. Na vida real, o Denarc afirma que a advogada Poliane França, também teria se tornado peça-chave para o funcionamento de um grupo criminoso com atuação na Bahia e em outros quatro estados.

Tudo sobre Cineinsite em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A “rainha” da facção

Apontada como articuladora externa do líder máximo da facção, Poliane foi presa no bairro de São Caetano, em Salvador. Com ela, a polícia encontrou cerca de R$ 190 mil em espécie.

Imagem ilustrativa da imagem Rainha do Sul: série dá nome a operação que prendeu advogada em Salvador
| Foto: Marcela Correia e Bruno Lima

Segundo a investigação, a advogada mantinha relacionamento íntimo com o líder da organização, custodiado no Presídio de Serrinha, e seria responsável por muito mais do que visitas jurídicas.

De acordo com a Polícia Civil, Poliane era quem transmitia ordens estratégicas, reorganizava áreas de atuação do tráfico, articulava cobranças, distribuía tarefas e mantinha contato direto entre integrantes presos e líderes em liberdade, um elo essencial para a manutenção do poder do grupo, assim como a personagem da série que se infiltra, negocia e expande territórios.

Além das telas

A operação mira a estrutura completa da facção, incluindo finanças, logística e controle territorial. Já foram cumpridos 14 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. Entre os alvos estão responsáveis pela contabilidade do tráfico, gerentes que comandavam áreas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Salvador e outras cidades, além de operadores responsáveis pelo transporte e armazenamento de armas e drogas.

As ações ocorrem simultaneamente na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

lavagem de dinheiro Operação Rainha do Sul organização criminosa Polícia Civil da Bahia Rainda do Sul série tráfico de drogas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana
Play

Zootopia 2 e mais: veja o que está passando no cinema em Salvador

Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana
Play

O filme brasileiro mais esperado do ano acaba de chegar à Netflix

Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana
Play

O melhor filme de terror de 2025 chega ao streaming e vai te chocar

Rainha do Sul é uma série de televisão norte-americana
Play

O Agente Secreto conquista marco inédito e amplia corrida ao Oscar

x