A Praça do Obradoiro é um desejo de todo peregrino | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Aventura

A Praça do Obradoiro é um desejo de todo peregrino

O local recebe mais de 300 mil pessoas por ano

Publicado sexta-feira, 14 de abril de 2023 às 06:15 h | Atualizado em 17/04/2023, 23:36 | Autor: Selma Morais
A Praça do Obradoiro é o ponto final do Caminho de Santiago de Compostela
A Praça do Obradoiro é o ponto final do Caminho de Santiago de Compostela -

O lugar poderia ser considerado uma praça como outra qualquer de alguma cidade história da Europa. Mas, não é assim, nem poderia ser. A Praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, na região da Galícia, na Espanha, é carregada de histórias, religiosidade, beleza e muita mística.

A Praça do Obradoiro é um local desejado por milhares de pessoas de todo o mundo, que um dia sonhou ou ainda sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela e finalmente poder andar e até deitar no chão dessa praça.

Construída em 1188, a Praça do Obradoiro tem os edifícios mais emblemáticos da cidade de Santiago de Compostela, a começar pela Catedral que dá nome ao lugar. Mas, o local também abriga o Paço de Roxoi, onde fica a Junta Galiza, que é o governo galego e ainda o do município compostelano.

Chegar na praça principal de Santiago é a realização do sonho de um peregrino
Chegar na praça principal de Santiago é a realização do sonho de um peregrino |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Ainda ao redor da Catedral de Santiago de Compostela, compondo a praça, tem também o Hospital dos Reis Católicos e o Colégio de São Jerônimo, todos esses lindos prédios construídos de uma forma que a praça mantém uma beleza arquitetônica das mais brilhantes da Europa.

Para dar o toque final na religiosidade da Praça do Obradoiro, o interior da Catedral guarda o túmulo, onde repousam os restos mortais de São Tiago ou Santiago Menor, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.

Juntando tudo isso, está preparado um dos cenários mais concorridos de peregrinação no mundo. Para chegar em Santiago de Compostela o peregrino pode escolher uma das várias rotas que existem e anualmente mais de 300 mil peregrinos chegam à Praça do Obradoiro, para a confraternização final da realização de um sonho, que na realidade começa na porta da sua casa, quando você decide fazer o Caminho.

E como é bom sonhar e ver esse sonho realizado. Na adolescência, a Coroa de Mochila sonhou um dia fazer o Caminho de Santiago de Compostela. E somente aos 65 anos conseguiu realizar esse sonho, fazendo o Caminho Português, do Porto até Santiago de Compostela, percorrendo 253 km à pé, em abril de 2022. A experiência é única.

A Coroa de Mochila conseguiu deitar no chão da praça, em frente a Catedral
A Coroa de Mochila conseguiu deitar no chão da praça, em frente a Catedral |  Foto: Arquivo Pessoal
 

E, nesse vídeo, você vai acompanhar os três últimos dias do desafio e a emoção de chegar na Catedral de Santiago de Compostela, deitar (exausta, mas feliz) na famosa Praça do Obradoiro, agradecer por cada dia vivido, cada lágrima derramada, cada dor sentida, cada bolha nos pés, cada sorriso e cada amigo que você conquistou ao longo do caminho.

E, ao final de tudo, receber a tão cobiçada e esperada Compostela, uma espécie de Diploma de Peregrino, e voltar pra casa, já contando os dias e fazendo planos para retornar e fazer o Caminho de Santiago de Compostela mais uma vez.

Veja o vídeo abaixo:

 

Coroa de Mochila
 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS