Caminhada da Cidade mostra Salvador com outros olhos | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Aventura

Caminhada da Cidade mostra Salvador com outros olhos

Foram 10 km de muita contemplação pelas ruas do centro da capital

Publicado terça-feira, 04 de abril de 2023 às 05:00 h | Atualizado em 04/04/2023, 07:13 | Autor: Selma Morais
A concentração da largada foi em Ondina e a galera já mostrou animação
A concentração da largada foi em Ondina e a galera já mostrou animação -

Desta vez, parece que os participantes da XIII Caminhada da Cidade estavam sedentos por andar pelas ruas do centro antigo e histórico da primeira capital do Brasil.

Foi um recorde de participantes. A Associação Bahiana dos Amigos do Caminho de Santiago (ABACS), que organiza a caminhada, registrou 120 pessoas e se surpreendeu com a expressiva participação dos sócios e amigos da entidade.

A largada foi em Ondina e desde o começo que a galera estava animada, com muitos bate-papos e cuidando do recebimento do kit de lanche preparado pela ABACS.

Um registro de todo o grupo no Farol da Barra é uma cena imperdível
Um registro de todo o grupo no Farol da Barra é uma cena imperdível |  Foto: Arquivo Pessoal
 

O tempo ajudou, o sol brilhou e Salvador estava linda. Os passos iniciais foram por Ondina e Barra, onde já se pôde vislumbrar uma das mais belas paisagens da nossa capital.

O domingo é um dia propício para esse tipo de caminhada e os participantes da Caminhada Salvador se misturavam, no Calçadão da Barra, com os diversos tipos de esportistas, que se movimentavam, também andando, correndo ou de bike e ainda praticando boxe e outras atividades.

Bonito de se vê. E o grupo, animado, seguiu em frente e já no Porto da Barra foi possível acompanhar um pouco de uma prova nacional de natação, em mar aberto, mostrando que a nossa capital é propícia para eventos esportivos dessa natureza.

Caminhar por Salvador é um programa que todos podem e devem fazer
Caminhar por Salvador é um programa que todos podem e devem fazer |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Depois de um pequeno esforço para subir a Ladeira da Barra, um belo e agradável refresco com o Corredor da Vitória e o clima ameno proporcionado pela grande quantidade de belas árvores que felizmente ainda existem na região.

Parada estratégica para um descanso no Campo Grande e uma pequena mudança de rota, deixando a Avenida Sete para a linda e animada Caminhada do Domingo de Ramos, com milhares de pessoas que tomaram as ruas do centro da cidade.

Com isso, o jeito foi fazer o percurso da Caminhada da Cidade pelas ruas Senador Costa Pinto e Carlos Gomes, até chegar na Praça Castro Alves, mais um ponto turístico da nossa capital.

A Caminhada da Cidade passando pelo Centro Histórico da capital baiana
A Caminhada da Cidade passando pelo Centro Histórico da capital baiana |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Sempre recebendo o apoio da Polícia Militar, que gentilmente colocou prepostos da corporação para acompanhar o grupo da ABACS, a caminhada continuou pela parcialmente regenerada rua Chile, onde alguns prédios começam a sofrer restaurações, ajudando a recuperar a beleza do local.

Elevado Lacerda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Pelourinho, são locais lindíssimos, mas, que infelizmente ainda precisamos aumentar o nosso índice de atenção, e o poder público o policiamento, uma vez que são muitas as pessoas que perambulam pela região, para praticar furtos.

Mas, ainda assim é extremamente prazeroso passear pelo Centro Histórico de Salvador, especialmente quando se tem a oportunidade de subir à pé, a Ladeira do Carmo e observar a beleza da Igreja do Passo e suas famosas escadarias, onde foi filmado o Pagador de Promessas, filme de Glauber Rocha.

O ponto final da caminhada foi no Largo de Santo Antônio Além do Carmo
O ponto final da caminhada foi no Largo de Santo Antônio Além do Carmo |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Outra paradinha para descanso na Igreja do Carmo e o quilômetro final da Caminhada da Cidade, pelas ruas do bairro de Santo Antônio Além do Carmo.

Na praça principal, onde fica a igreja, os participantes da Caminhada da Cidade comemoraram a aventura e se dividiram entre uma visita ao Museu do Mar Aleixo Belov e os restaurantes da região, onde já foi possível começar a discutir o próximo desafio, onde todos se encontrarão para celebrar a vida, mais uma vez.

Confira o vídeo abaixo:

 

Coroa de Mochila
  

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS