Caminhada da Cidade mostra Salvador com outros olhos
Foram 10 km de muita contemplação pelas ruas do centro da capital

Desta vez, parece que os participantes da XIII Caminhada da Cidade estavam sedentos por andar pelas ruas do centro antigo e histórico da primeira capital do Brasil.
Foi um recorde de participantes. A Associação Bahiana dos Amigos do Caminho de Santiago (ABACS), que organiza a caminhada, registrou 120 pessoas e se surpreendeu com a expressiva participação dos sócios e amigos da entidade.
A largada foi em Ondina e desde o começo que a galera estava animada, com muitos bate-papos e cuidando do recebimento do kit de lanche preparado pela ABACS.

O tempo ajudou, o sol brilhou e Salvador estava linda. Os passos iniciais foram por Ondina e Barra, onde já se pôde vislumbrar uma das mais belas paisagens da nossa capital.
O domingo é um dia propício para esse tipo de caminhada e os participantes da Caminhada Salvador se misturavam, no Calçadão da Barra, com os diversos tipos de esportistas, que se movimentavam, também andando, correndo ou de bike e ainda praticando boxe e outras atividades.
Bonito de se vê. E o grupo, animado, seguiu em frente e já no Porto da Barra foi possível acompanhar um pouco de uma prova nacional de natação, em mar aberto, mostrando que a nossa capital é propícia para eventos esportivos dessa natureza.

Depois de um pequeno esforço para subir a Ladeira da Barra, um belo e agradável refresco com o Corredor da Vitória e o clima ameno proporcionado pela grande quantidade de belas árvores que felizmente ainda existem na região.
Parada estratégica para um descanso no Campo Grande e uma pequena mudança de rota, deixando a Avenida Sete para a linda e animada Caminhada do Domingo de Ramos, com milhares de pessoas que tomaram as ruas do centro da cidade.
Com isso, o jeito foi fazer o percurso da Caminhada da Cidade pelas ruas Senador Costa Pinto e Carlos Gomes, até chegar na Praça Castro Alves, mais um ponto turístico da nossa capital.

Sempre recebendo o apoio da Polícia Militar, que gentilmente colocou prepostos da corporação para acompanhar o grupo da ABACS, a caminhada continuou pela parcialmente regenerada rua Chile, onde alguns prédios começam a sofrer restaurações, ajudando a recuperar a beleza do local.
Elevado Lacerda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Pelourinho, são locais lindíssimos, mas, que infelizmente ainda precisamos aumentar o nosso índice de atenção, e o poder público o policiamento, uma vez que são muitas as pessoas que perambulam pela região, para praticar furtos.
Mas, ainda assim é extremamente prazeroso passear pelo Centro Histórico de Salvador, especialmente quando se tem a oportunidade de subir à pé, a Ladeira do Carmo e observar a beleza da Igreja do Passo e suas famosas escadarias, onde foi filmado o Pagador de Promessas, filme de Glauber Rocha.

Outra paradinha para descanso na Igreja do Carmo e o quilômetro final da Caminhada da Cidade, pelas ruas do bairro de Santo Antônio Além do Carmo.
Na praça principal, onde fica a igreja, os participantes da Caminhada da Cidade comemoraram a aventura e se dividiram entre uma visita ao Museu do Mar Aleixo Belov e os restaurantes da região, onde já foi possível começar a discutir o próximo desafio, onde todos se encontrarão para celebrar a vida, mais uma vez.
Confira o vídeo abaixo: