Chapada Diamantina é um convite para a aventura | A TARDE
Atarde > Colunistas > A TARDE Aventura

Chapada Diamantina é um convite para a aventura

3ª edição do rally será em Ibicoara e Barra da Estiva

Publicado sexta-feira, 23 de junho de 2023 às 10:46 h | Autor: Selma Morais
A Cachoeira do Buracão é um dos principais pontos turísticos
da região
A Cachoeira do Buracão é um dos principais pontos turísticos da região -

A Chapada Diamantina é um dos melhores lugares na Bahia, para uma aventura ao ar livre, em meio a natureza. A região é destacada internacionalmente pelas suas belezas naturais e pela grande biodiversidade.

Limitada por inúmeros penhascos, a Chapada Diamantina está localizada na região central do Estado da Bahia, numa área de quase 42 mil metros quadrados de extensão.

A riqueza geológica da Chapada Diamantina é um convite especial para a prática de esportes de aventura. Estão na Chapada as nascentes de diversos rios das bacias do Paraguaçu, Jacuipe e Rio de Contas. O resultado disso são inúmeras e belíssimas cachoeiras.

E quem está escolhendo esse lindo cenário para uma grande aventura, são os ralizeiros que vão participar da terceira edição do Rally da Chapada, que está programado para o próximo dia 15 de Julho, com largada na praça da Igreja-Matriz de Ibicoara e chegada, com festa da premiação, no centro de Barra da Estiva.

Esses dois municípios sediarão a competição pela primeira vez e, segundo os organizadores isso é em função das belezas naturais, da gastronomia e agricultura da região. No total, os participantes do Rally da Chapada vão percorrer 120 km de trilhas, por rodovias e estradas vicinais, passando por belas trilhas da Chapada.

O município de Ibicoara tem as belezas naturais das cachoeiras Véu de Noiva, Rio Preto, Licuri, além das mais famosas e conhecidas internacionalmente, como a do Buracão, cercada por um grande cânion e queda d'água de 85 metros, e da Fumacinha.

Os participantes da aventura do Rally da Chapada vão disputar o mais alto lugar do pódio em duas categorias: Turismo 4x2 e Adventure 4x4. Para os veículos com tração nas quatro rodas, o percurso tem uma pegada tradicional off road.

A Família X, de Ibicoara, lutará pelo tricampeonato da
competição
A Família X, de Ibicoara, lutará pelo tricampeonato da competição |  Foto: Divulgação
 

Já para quem vai disputar a prova em um veículo convencional, a organização do evento traçou um roteiro onde será possível a dupla participante testar as suas habilidades.

O paulista Paulo Oliveira, da Família X, tenta o tricampeonato da competição. Morador de Ibicoara há mais de uma década, ele confessa que, apesar dos títulos anteriores e de conhecer a cidade como a palma da mão, defender a liderança dentro de casa requer muito treino.

"Pelo que tenho visto, meus concorrentes desta terceira edição estão mais fortes. Há uns meses, eu e minha companheira (navegadora) estamos treinando num novo veículo, uma TR4 invocada que sobe e desce nas estradas e trilhas da Chapada. Correr em casa nos dá vantagem, mas também requer muita responsabilidade", revela o bicampeão da competição.

Mais informações aqui.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS