Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ACB EM FOCO
COLUNA

ACB em Foco

Por ACB Em Foco

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 16 de agosto de 2023 às 5:30 h | Autor:

Ministério Público Federal lança projeto Amazônia Azul na ACB

Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Procurador-geral da República, Augusto Aras
Procurador-geral da República, Augusto Aras -

O procurador-geral da República, Augusto Aras, visita a Associação Comercial da Bahia (ACB), amanhã, para o lançamento do projeto Economia do Mar na Amazônia Azul. Como foco na atuação do Ministério Público Federal (MPF) na defesa da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) brasileira de 5,7 milhões de km2. A iniciativa propõe trabalho conjunto com diversos órgãos públicos para fomentar a exploração sustentável dos recursos naturais das águas marítimas pertencentes ao país.

No dia seguinte, acontece o Seminário Economia Sustentável do Mar na Amazônia Azul, coordenado pela Câmara do Consumidor e Ordem Econômica do MPF (3CCR), com a participação de representantes de órgãos como a Marinha do Brasil, os Ministérios da Pesca e Aquicultura, Minas e Energia, Portos e Aeroportos, e da iniciativa privada.

Entre os temas que serão abordados estão os desafios para o desenvolvimento do turismo náutico, o planejamento espacial marinho, a economia sustentável marítima e os impactos do lixo lançado no mar, atração de investimentos e empreendedorismo.

“Acreditamos que esse projeto haverá de atrair não só os órgãos de Estado, mas também as instituições da sociedade civil, e que terá continuidade num grande trabalho de proteção de um patrimônio que, assim como a Amazônia Verde, é de todos os brasileiros”, defende Aras.

Como destaca o coordenador da Comissão de Economia do Mar da ACB, Eduardo Athayde, a Baía de Todos-os-Santos e a Cidade do Salvador foram declaradas, em 2014, pelo Pacto Global da ONU e representativas federações e associações de classe da Bahia, reunidas na ACB, como Capital da Amazônia Azul, por estarem no centro da costa nacional, serem berço da civilização brasileira e maior baía do Brasil com um complexo portuário de estratégico interesse nacional.

“O objetivo é atrair para a Baia de Todos-os-Santos, conhecida internacionalmente como o maior e melhor porto natural do Atlântico Sul, debates sobre a Economia do Mar, além de cargas e investimentos nacionais e internacionais, buscando oportunidades dentro das novas regras da Governança Sócio Econômica Ambiental (ESG), que hoje regem o mundo”, justifica Athayde.

Entusiasta das parcerias harmoniosas e propositivas entre a sociedade civil organizada e os órgãos do Estado brasileiro, o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, enaltece a escolha da entidade para a cerimônia de lançamento do projeto Economia do Mar na Amazônia Azul.

“O Brasil possui riqueza suficiente para se transformar em um país com desenvolvimento econômico e social, que permita autoestima cidadã e sentimento de pertencimento para seu povo. A promoção de iniciativas como o Amazônia Azul, que estimulem o empreendedorismo sustentável e inclusivo é uma das bandeiras da nossa entidade, e por isso mesmo a ACB se sente honrada em sediar este evento”, pontua Cavalcanti.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco