Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ACB EM FOCO
COLUNA

ACB em Foco

Por ACB Em Foco

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 17 de maio de 2023 às 6:30 h | Autor:

Salvador sedia Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Isabela Suarez explica que o evento traz a análise do tema a partir da ótica empresarial
Isabela Suarez explica que o evento traz a análise do tema a partir da ótica empresarial -

Analisar as temáticas sustentáveis à luz do Estado Democrático de Direito, e, ao final, produzir trabalhos e resultados de pesquisa para colaborar com a defesa da Política Nacional do Meio Ambiente. Este é o objetivo da primeira edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece amanhã e sexta-feira, no Wish Hotel da Bahia, na capital baiana.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades) em conjunto com a Associação Comercial da Bahia (ACB), o encontro conta com diversos painéis, dentre os quais, “Política Nacional do Meio Ambiente: Avanços e Retrocessos”, “Tutela Criminal do Meio Ambiente”, “Aspectos Jurídicos da Sustentabilidade”, “Energia e Sustentabilidade – Transição Energética”, e, “Biocommodities: o tripé da sustentabilidade para o desenvolvimento do Brasil”.

A programação vai reunir pesquisadores, professores, estudantes, administradores de órgãos públicos e privados, agentes políticos, promotores, magistrados e advogados, além de autoridades regionais e nacionais, a exemplo de Luís Felipe Salomão Filho, advogado, professor e mestre em Direito Processual, Julião Silveira Coelho, advogado, ex-diretor da Aneel e mestre em Direito de Energia e Tecnologia Limpa, Mariana Lisbôa, advogada e líder global de Relações Corporativas da Suzano, Marcelo Buzaglo, advogado, doutor em Direitos Difusos e Coletivos, Terence Trennepohl, pós-doutor com ampla experiência na advocacia dos EUA e do Brasil, e Samanta Pineda, especialista em Direito Socioambiental, coordenadora de Gestão Ambiental pela DGQ da Alemanha.

Como indica a advogada Isabela Suarez, coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente da ACB, a estrutura do evento foi construída para trazer a análise do tema a partir da ótica empresarial. Com isso, o congresso vai fomentar a discussão de assuntos de grande interesse para os profissionais que trabalham na área da sustentabilidade e direito, contribuindo para a formação de recursos humanos, gestores e operadores do segmento no país.

“O Congresso de Direito e Sustentabilidade visa contribuir de forma concreta para a adoção das políticas públicas voltadas para a ideia chave da pesquisa dos temas como fator de desenvolvimento e inclusão social, onde se constitui um dos grandes desafios da sociedade atual”, complementa Isabela, que aponta ainda outras ações da ACB voltadas para promover políticas de erradicação da pobreza, educação de qualidade, uso de energia limpa e acessível, ações contra mudanças climáticas, redução de desigualdades sociais entre países e promover a discussão da pauta ambient al a partir de perspectivas empresariais sustentáveis.

O Congresso de Direito e Sustentabilidade conta com o apoio de companhias brasileiras e multinacionais que apostam em práticas sustentáveis para figurarem entre as mais inovadoras do mundo, como Acelen, Unipar, Suzano, Carbonor e EMBASA. As inscrições podem ser feitas na plataforma Sympla.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco