Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ANOTA BAHIA
COLUNA

Anota Bahia

Por Anota Bahia | anotabahia.com

Acompanhe notícias sobre vagas de emprego, oportunidades e dicas de especialistas. Saiba como fazer seu currículo, leia entrevistas e notícias sobre o mercado de trabalho. Assista a vídeos, ouça podcats e mais
ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 29 de maio de 2022 às 6:00 h | Autor:

Ivete: 50 anos de música, talento e amor pela Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Cantora comemorou 50 anos com show em Juazeiro
Cantora comemorou 50 anos com show em Juazeiro -

Quem a ouviu em 1993 entoando os versos “Quer ir embora vai, adeus, bye bye. Quando você me quiser, estarei no Ilê, já não te quero mais”, talvez não imaginasse que no decorrer dos próximos 10, 20, quase 30 anos, ela se tornaria a maior e mais importante cantora do Brasil. Mas a voz marcante, de ontem e de hoje, que já gravou mais de 300 canções, sem contar as participações especiais, é inigualável, e onde possa chegar, é reconhecida pelo nome e sobrenome: Ivete Sangalo. A artista baiana, nascida em Juazeiro, desenvolvida em Salvador – de onde nunca saiu, onde sempre morou, acaba de completar 50 anos de idade, vivendo o ápice da sua carreira e levando seus acordes, seu tom e seu som para todo o mundo. Com quase três décadas de trajetória profissional, ela já vendeu mais de 18 milhões de cópias, recebeu mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, como o Grammy Latino e Shorty Awards, e realiza uma média de 10 shows por mês (eleitos em 2015, 2016 e 2017 como “Melhor Show”, no Prêmio Jovem Brasileiro). Falando em números, uma pesquisa da GFK, apontou que 75% dos entrevistados veem Ivete como “no auge da carreira” ou em “total ascensão”. Uma pesquisa da revista “Seleções” em parceria com Datafolha colocou Ivete como cantora mais confiável do país por três anos seguidos (2017, 2018 e 2019) segundo os leitores, e em votação no site da BillBoard Brasil, ela foi eleita pelo público como a artista mais completa do Brasil.

Ivete no palco
Ivete no palco | Foto: Rafa Mattei | Divulgação

Como apresentadora e atriz, Ivete mostra suas facetas artísticas

E apesar de ter o palco como sua casa, seu berço e seu lugar, Ivete passeia por diversos gêneros artísticos. Ela já esteve no comando de programas de televisão como The Masked Singer, Música Boa Ao Vivo, Estação Globo e Superbonita, além de ter sido jurada do programa SuperStar, técnica do The Voice Kids e do The Voice Brasil. Não para por aí: como atriz, tem no currículo a participação em filmes, novela (Gabriela) e participações em seriados (Brasileiras e Brava Gente). Além disso, realizou a dublagem de uma das personagens do filme Aviões, da Disney e é a dubladora da Smurf-Magnólia, no filme Os Smurfs e A Vila Perdida. A baiana foi escolhida também para dar a voz à trilha de abertura da animação "Ducktales - Os caçadores de aventuras", do Disney Channel. Além da versão em português, Ivete gravou também uma versão em espanhol para a América Latina. Essas são facetas de uma baiana que ama a música e estar perto da sua legião de fãs conquistados ao longo da sua carreira. Ao todo, são mais de 300 fã-clubes registrados, o site oficial da artista recebe cerca de 350 mil visitas mensais, e suas redes sociais somam mais de 55 milhões de seguidores. Sempre presente e atuante, a cantora utiliza a ferramenta para se manter cada vez mais próxima dos seus fãs.

Os números imbatíveis dos seus registros audiovisuais

“Ainda lembro da primeira vez que entrei no estúdio e a emoção que senti quando ouvi minha primeira música tocar no rádio. Estava em casa com minha mãe e pulávamos feito loucas”, disse Ivete Sangalo. E a emoção continua até hoje. O Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Maracanã, lançado em 2007, foi o DVD mais vendido pela Universal Music no mundo em todos os tempos. Na sua carreira, a cantora já se apresentou com alguns dos cantores mais prestigiados do mundo, a exemplo de Luis Fonsi, Sebastián Yatra, Shakira, Laura Pausini, Brian McKnight, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Juanes e Stevie Wonder. As turnês e shows internacionais também fazem parte da carreira. Ivete é a única artista estrangeira a se apresentar em todas as edições do Rock in Rio Lisboa (Portugal). Ivete esteve presente também na estreia do Rock in Rio em solo norte-americano, no Rock in Rio Las Vegas. A apresentação foi elogiada pelo jornal Los Angeles Times, caracterizando o show como “uma exibição fabulosa do seu carisma e magnetismo”. Ela também já realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Canadá, Angola, Estados Unidos e Argentina. No dia 04 de setembro de 2011 gravou o seu primeiro DVD internacional, que teve como palco um dos templos mundiais de eventos, o Madison Square Garden, em Nova York, Estados Unidos.

Ivete em Nova Iorque
Ivete em Nova Iorque | Foto: Rafa Mattei | Divulgação

Live Experience: o DVD mais recente

E por falar em DVD, no dia 08 de dezembro de 2018, Ivete gravou o Live Experience, no Allianz Parque, em São Paulo. O show contou com a participação de Alejandro Sanz, Claudia Leite, Ferrugem, Leo Santana e Marília Mendonça. A super produção, com cenário e figurinos inéditos, foi lançada em formato físico no dia 27 de maio de 2019, não por acaso o aniversário da cantora. Os clipes do trabalho também estão disponíveis no seu canal oficial do youtube. A turnê teve seu pontapé inicial com um show com ingressos esgotados no Espaço das Américas, em São Paulo.

Rainha de todos os Carnavais

Em janeiro de 2020 Ivete lançou o EP “O Mundo Vai”, com 3 músicas: “O Mundo Vai” (certificado de ouro), “Não me olha assim” com Tomate e “Coisa linda” com Whindersson Nunes. No Carnaval trouxe uma novidade, o Camarote da Veveta, um espaço exclusivo no circuito Barra Ondina, onde Ivete se apresentou com o Bloco Coruja, durante 03 dias do carnaval de Salvador, e que teve o Anota Bahia como media partner. Mas a verdade é que há muitos e muitos anos, Ivete se tornou a grande Rainha de todos os Carnavais em Salvador, sendo a artista mais ovacionada pelo público, com os blocos sempre esgotados, a mais esperada nas fachadas das casas, hotéis e camarotes, dona de hits que se tornam os mais tocados na folia e reinando também no tempos de visibilidade e exibição nos meios de comunicação.

O período de pandemia foi de muita produção

No início da pandemia, Ivete ficou em quarentena e realizou três lives de sua casa, a cantora também lançou um EP com participação de Jão e Vitão e a canção “Localizei”, em um especial de Dia dos Namorados. Em 2020 Ivete Sangalo ainda lançou “Dura Na Queda”, onde estreou como diretora do videoclipe; em parceria com Emicida a impactante “Mulheres Não Têm Que Chorar” e lançou a dançante “Não Pode Parar”, na inédita parceria com MC Zaac. Ivete também fez uma impressionante performance no Prêmio Multishow 2020, quando também foi consagrada como “Melhor Cantora”. Em janeiro de 2021, Ivete se juntou à Xanddy, do Harmonia do Samba, para o pagodão baiano “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”. Durante o sábado que seria celebrado o Carnaval, que não pôde ser realizado presencialmente esse ano, Ivete Sangalo e Claudia Leitte juntaram-se na live temática “O Trio”, com uma seleção de sucessos de ambas e músicas que marcaram os carnavais. Também apresentou uma live especial no Dia das Mães. Ivete Sangalo comandou a temporada especial do Música Boa Ao Vivo, diretamente da Bahia, e apresentou o The Masked Singer Brasil, na Globo.

E 2022 chegou com “Tudo Colorido”!

Ivete iniciou 2022 à frente da segunda temporada de The Masked Singer Brasil. Também ganhou uma série documental na HBO max, “Onda Boa com Ivete Sangalo”, com episódios que mostraram Ivete e convidados imersos em processos de composição e momentos de descontração. As músicas viraram o álbum “Onda Boa”. Em abril, Ivete estreou seu novo show: “Tudo Colorido”. Com grandes solos de percussão, sincronismo entre todos os elementos do palco – Luz, LED e Som – a artista traz animações visuais e experiências sensoriais para o público, que vai além da música. Foi com esse show, que às margens do Rio São Francisco, em sua cidade, Juazeiro, ela comemorou a nova idade, o novo ciclo a à vida, prestigiada por milhares de pessoas, presencialmente, e outras milhões digitalmente. Arrasa Ivete! São 50 anos de música, talento e amor pela Bahia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco