C40 é o 1º carro da Volvo projetado sem motor a combustão
Volvo adota meta global sustentável de ter só veículos 100% elétricos em sua frota até 2030

A Volvo dá passos firmes para cumprir a meta global de ter apenas carros 100% elétricos em sua frota até 2030. No Brasil, a empresa segue decidida a retirar do portfólio os carros a combustão, tem ampliado a oferta de veículos 100% elétricos e investido para aumentar a disponibilidade de postos de recarga.
Os números mostram que a estratégia tem sido bem executada. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico - ABVE, o Volvo XC40 Recharge é o veículo elétrico mais vendido no Brasil, com 1.605 unidades emplacadas entre janeiro e novembro deste ano.
Já o Volvo C40, “irmão mais estiloso do XC40”, foi o grande vencedor da inédita categoria Carro Elétrico Premium do Ano 2023 da Autoesporte, principal prêmio da indústria automotiva brasileira. BMW iX3 e Mercedes-Benz EQA também concorreram. Eu tive a experiência de dirigir o C40 e posso assegurar que esse foi um merecido reconhecimento.
Esse SUV cupê premium, que custa R$ 419.950,0, tem tudo que se espera de um carro da marca Volvo - segurança, desempenho, conforto, boa dirigibilidade - e tudo que se espera de um veículo elétrico - muita tecnologia embarcada e zero emissão de gás carbônico.
Impressões
Quando entraram em contato comigo oferecendo o carro para avaliação, com a sugestão de que eu contasse minha experiência em A Tarde Autos e nas minhas redes sociais, eu pensei logo na dificuldade logística: eu moro em prédio, não tenho um wallbox, nem mesmo uma tomada 220V onde pudesse carregar. Aí me imaginei perdendo horas em filas de shopping para recarga e pensei que o monitoramento seria complicado. “E se eu ficasse na rua sem carga na bateria”? Imaginei, mas nada disso aconteceu.
Para minha surpresa, com uma autonomia de aproximadamente 440 KM, o C40 atendeu a todas as minhas necessidades de deslocamento no dia a dia. E graças à tecnologia e à ampliação da oferta de pontos de recarga tudo deu certo. O assistente do veículo, que é acessado no painel, dá a estimativa de uso da bateria, informa a necessidade de paradas para recarregar e ainda calcula com qual carga de bateria o condutor vai chegar em sua rota.
Outra facilidade: o sistema pesquisa os eletropostos mais próximos. Com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Um detalhe importante é que a velocidade, estilo de condução e uso do ar-condicionado influenciam no consumo de bateria.
Google Automotive
O C40 Recharge é equipado com sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google. O assistente é muito fácil de usar e pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente. O painel tem poucos botões e muita funcionalidade.
“Buscamos dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação, mãos livres enquanto dirigem. Dentre os recursos está o comando de voz, além do acesso a um ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas.
Dirigir o C40, além de ser uma experiência prazerosa, é muito fácil. A novidade é que não há botão de partida para ligar o carro. O veículo é ligado quando o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Desligar também é descomplicado, basta colocar em P e sair do veículo.
Motorização
O Volvo C40 Recharge Pure Electric é o primeiro veículo da Volvo projetado para não usar motor a combustão. Com dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive), de 204 cv, um em cada eixo, chegando a 408 cv e 67,3 kgfm, e alimentados por um pacote de baterias com 78 kWh.
Segundo a montadora, o C40 Recharge foi pensado para otimizar a aerodinâmica, aumentando a autonomia e permitindo uma aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,7 segundos, com limitador de 180km/h.
O C40 tem tudo que se espera de um Volvo em relação à segurança. Entrega avançadas tecnologias de assistência à condução, como câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado, com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. Conta ainda com sistema de alerta de mudança de faixa e sistema de alerta de ponto cego.
Outra tecnologia é o city safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o pilot assist e controle de cruzeiro adaptativo, que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.
A Volvo incorporou frenagem automática de emergência, aviso de colisão frontal e detecção de pedestres e ciclistas como padrão em todos os veículos.
Além disso, a marca oferece o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h e auxílio de emergência. E permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, entre outros.
Sem couro
O acabamento interno do C40 não tem couro. Os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e há uma decoração feita de plásticos reciclados. O novo revestimento Microtech é um plástico tricotado, um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado.
O porta-malas do C40 tem capacidade volumétrica de 413 litros e na dianteira sob o capô, onde ficaria o motor em um carro a combustão, são 31 litros extras para levar bagagens pequenas.
Design
Os diferenciais estão na parte traseira, com aerofólios e spoilers bem evidentes, que proporcionam maior aerodinâmica e autonomia, através da menor resistência ao ar. As lanternas de LED completam o conjunto. O teto preto também é um elemento de design. As rodas de liga leve de 20 polegadas caíram bem nesse SUV cupê (carro esportivo, com teto baixo e coluna traseira inclinada).
Outro destaque, que une design com tecnologia, é o teto panorâmico, que se estende desde os bancos traseiros até os bancos dianteiros. Com vidro escuro fixo laminado de alta tecnologia com revestimento IR, auxilia na redução de ruídos externos, minimiza a entrada de luz em até 95%, oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol.