Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > AUTO BRASIL
COLUNA

Auto Brasil

Por Núbia Cristina

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 30 de novembro de 2022 às 6:30 h | Autor:

Toyota Hilux e SW4 2023 chegam às revendas

Hilux Conquest estreia com visual off-road marcante, já versão GR-Sport do SW4 ganhou 20 cavalos de potência

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Versão Conquest, que estreia na linha 2023 da Hilux, tem visual mais agressivo, equipada com multimídia com tela de 8" sensível ao toque
Versão Conquest, que estreia na linha 2023 da Hilux, tem visual mais agressivo, equipada com multimídia com tela de 8" sensível ao toque -

A linha 2023 da picape Hilux e do SUV SW4 já está disponível nas concessionárias da Toyota em todo o Brasil. A principal novidade da Hilux é a estreia da versão Conquest, com visual off-road mais marcante. Já a versão topo de linha do SW4, a GR-Sport, ganhou 20 cavalos a mais de potência, além de detalhes estéticos e ajuste na suspensão.

A versão Conquest, que estreia na linha 2023 da Hilux, tem visual mais agressivo, graças ao para-choque dianteiro com desenho exclusivo, nova grade frontal, molduras nas caixas de roda, retrovisores e maçanetas na cor preta, rodas de liga leve de 18 polegadas com desenho inédito, faróis de LED com máscara negra, além de santantônio com a identificação “Conquest” e separador de carga na caçamba exclusivos.

A Hilux 2023 oferece de série ar-condicionado de duas zonas automático e digital, com saídas para o banco traseiro, além de câmera 360° e aprimoramentos no pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, como a inclusão do sistema de pré-colisão frontal (PCS), nas versões SRX, SRX Limited, GR-Sport e agora na Conquest.

É equipada com sistema multimídia com tela de 8" sensível ao toque, rádio com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth e para smartphones e tablets por meio de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, item incluído neste ano desde a versão Power Pack.

A partir da versão SR, todas as versões da Hilux 2023 ainda contam com sistema de ar-condicionado de duas zonas automático e digital. A central trabalha com controles individuais na parte dianteira e traseira.

Motorização

A Hilux 2023 é equipada com motor turbodiesel 2.8L 16V, que gera 204 cv de potência e torque de 42,8 kgfm a 3.400 rpm nas versões com transmissão manual e 50,9 kgfm a 2.800 rpm nas versões com transmissão automática. Acoplado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades. Integrante do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, os modelos equipados com transmissão automática apresentam consumo de 10,1 km/l no percurso urbano e de 11,3 km/l no percurso rodoviário.

No entanto, a versão GR-Sport é equipada com o mesmo motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do motor de turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. O conjunto é acoplado a uma caixa transmissão automática de seis velocidades sequencial.

Ainda na versão GR-Sport, a Hilux segue com a sua suspensão diferenciada das outras versões, como novas molas, para ganhar maior rigidez, amortecedores monotubo com aumento de 30% no diâmetro, o que oferece respostas mais diretas e lineares em condições de alta velocidade, tanto em terrenos dentro quanto fora de estrada.

Segurança

Desde a versão de cabine simples, a Hilux 2023 já vem dotada de dois airbags frontais e um de joelho, para o motorista; bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico); freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas; cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionador e limitador de força para o condutor e passageiro.

Já os itens de assistência de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática seguem disponíveis em toda a linha Hilux, desde as versões de entrada até a mais equipada.

Nas versões com cabine dupla, a Hilux ainda vem com mais quatro airbags, dois laterais e dois de cortina, sistema universal Isofix para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro e assistente de reboque.

A partir da versão SR, são adicionados sensores frontais e traseiros que auxiliam o condutor nas manobras. Esses sensores medem a distância de objetos e/ou dos carros estacionados, indicando ao motorista a distância com sinais sonoros de aproximação.

A partir da versão SRX, é incorporado o sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), que vai agregado no modo de exibição do display, como suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo.

As versões SRX, SRX Limited, Conquest e GR-Sport ainda adicionam o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe dos sistemas de pré-colisão frontal e de alerta de mudança de faixa com condução assistida, além de controle adaptativo de cruzeiro.

Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida. Quando é ativado e se detectar que o motorista está se desviando inadvertidamente, o sistema pode aplicar pequenos movimentos de correção no volante, para ajudar a manter o veículo na pista. No caso da Hilux, o sistema ainda ajuda na correção de rota, aplicando os freios nas rodas do lado em que se deseja regressar para retomar a rota correta de condução.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco