De Olho na Saúde: Transtorno Afetivo Bipolar em evidência | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

De Olho na Saúde: Transtorno Afetivo Bipolar em evidência

Manifestações do transtorno aparecem no final da adolescência e início da fase adulta

Publicado domingo, 03 de abril de 2022 às 09:56 h | Atualizado em 03/04/2022, 15:35 | Autor: Elane Varjão | Jornalista | [email protected]
Lúcio Botelho é psiquiatra e especialista da OMNI Centro de Terapias Biológicas, em Salvador.
Lúcio Botelho é psiquiatra e especialista da OMNI Centro de Terapias Biológicas, em Salvador. -

O episódio envolvendo o morador de rua flagrado mantendo relações sexuais em um carro com a mulher de um personal trainer, diagnosticada com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), coloca em evidência a doença. A bipolaridade é uma doença mental crônica, caracterizada pela recorrência de episódios de mania ou hipomania e depressão. Hoje existem opções de tratamentos terapêuticos, desde o uso de remédios para tirar das crises e estabilizar o humor, até os psicoterapêuticos, a exemplo da terapia cognitivo-comportamental.

"Para os casos mais resistentes aos tratamentos convencionais, há um aparato terapêutico a partir da neuroestimulação, como a Eletroconvulsoterapia (ECT), a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) e a terapia com infusão de cetamina, que são seguros e contam com excelentes resultados", explica o psiquiatra Lúcio Botelho, especialista da OMNI Centro de Terapias Biológicas, em Salvador.

Legado

O agora ex-secretário Leo Prates já é oficialmente pré-candidato à Câmara Federal. Certamente, seu nome vem com força, por conta do trabalho que fez na gestão da Saúde em Salvador, desde o governo do ex-prefeito ACM Neto. Prates deixa um legado importante para a pasta, sobretudo nesses últimos dois anos de combate à pandemia.

Novo secretário

Foi confirmado o nome do subsecretário Décio Martins para o cargo de titular da pasta da Saúde em Salvador. O nome dele já era cotado para substituir Leo Prates, que deixa a gestão municipal para disputar as eleições de outubro. Com a confirmação do nome de Décio, o prefeito Bruno Reis garantiu a continuidade do trabalho de Leo Prates na área da saúde.

Cirurgia plástica facial

O médico Gabriel Bijos está em Portugal, onde participa da 8ª edição do MyFace Academy 2022 | Lisboa. Ele marca presença no curso ministrado por Dr. José Carlos Neves, presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Plástica da Face. A MyFace Academy é o principal encontro para consolidar a expertise no campo da cirurgia plástica facial.

Evento sobre autismo

O Ministério Público estadual promove quinta-feira, 7, o evento 'Diálogos para o cuidado integrado da pessoa com transtorno do espectro do autismo', transmitido virtualmente. Os interessados poderão acessar o link no dia do evento no site do MP (www.mpba.mp.br). A promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Cesau), fará a abertura do webnario.

Publicações relacionadas