Doenças cardiovasculares acentuam durante menopausa e pós-menopausa
Mulheres na pós-menopausa têm um aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares
A menopausa é a fase da vida em que ocorre a interrupção permanente do ciclo menstrual de uma mulher e está associada a várias mudanças hormonais. Durante a menopausa, os níveis de estrogênio diminuem significativamente, o que pode ter impacto na saúde cardiovascular. Mulheres na pós-menopausa têm um aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e hipertensão. Para falar deste assunto o médico cardiologista Leandro Serafim pontua os riscos e as formas de evitar que as doenças cardiovasculares se manifestem.
1. O que efetivamente acontece na menopausa e pós-menopausa que acarreta perigo para a saúde do coração?
Nestes períodos tão importantes para as mulheres, os hormônios sofrem alterações e provocam prejuízos de toda ordem. O estrogênio, por exemplo, desempenha um papel protetor no sistema cardiovascular, ajudando a manter os níveis de colesterol saudáveis, controlando a pressão sanguínea e promovendo a saúde dos vasos sanguíneos.
2. O que as mulheres podem fazer para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares?
É importante que mulheres na menopausa adotem um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos, controle do peso, não fumar e monitoramento regular da pressão arterial e dos níveis de colesterol. Além disso, é fundamental consultar um médico regularmente para avaliar o risco cardiovascular e discutir medidas de prevenção adequadas.
3. O acúmulo de responsabilidades relacionadas à vida profissional, cuidados com a casa e filhos intensifica os níveis de estresse feminino?
Sim.O acúmulo de responsabilidades relacionadas à vida profissional, cuidados com a casa e filhos podem, de fato, intensificar os níveis de estresse entre as mulheres. Diversos estudos destacam que a sobrecarga de múltiplos papéis pode levar a uma maior incidência de estresse, ansiedade e fadiga. As múltiplas funções exercida pela mulher moderna gera estresse adicional, perda de qualidade de sono, sedentarismo e má alimentação
4. Fazer Terapia de Reposição Hormonal pode ser um tratamento aliado para combater doenças cardiovasculares?
A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) iniciada logo nos primeiros meses e com liberação e avaliação de um cardiologista tem mostrado ser um forte aliado para combater doenças cardíacas. Porém, é necessário consultar seu ginecologista para saber o momento certo da iniciação da TRH com avaliação correta dos hormônios que precisam ser substituídos.
Destaques
Incontinência fecal
A incontinência fecal significa a perda involuntária de fezes. Essa condição afeta a qualidade de vida, porque a pessoa começa a evitar o convívio social por medo de constrangimentos, como odor e percepção alheia da situação, através de mancha na roupa. O tratamento desse problema pode ser feito através da neuromodulação sacral. Dessa forma, as pessoas com perdas fecais não devem se acostumar a essa condição, ou até mesmo achar que é um sintoma que não tem solução. “Essa técnica é minimamente invasiva e seu bom resultado persiste e até melhora com o passar dos anos”, destaca a coloproctologista Glicia Abreu.
Feira de Saúde Monte Tabor
A 15ª Feira de Saúde promovida pelo Monte Tabor vai oferecer serviços de saúde e educação preventiva, visando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. O evento, que é totalmente gratuito, acontece no dia 10 de agosto, de 8h às 12h, por ordem de chegada, na própria instituição, que fica no bairro de Nova Esperança, em Salvador. No local, a população encontra diversos serviços como medição de glicemia e pressão arterial; orientação pediátrica, clínica e nutricional; triagem psicológica; massoterapia, alongamentos e dicas ergonômicas.
>>> Memória afetiva do Hospital Santa Izabel atravessa gerações
>> Novas mudanças para testagem do câncer de mama
Viagra eletrônico
Pacientes condenados a não ter mais vida sexual, pode ter uma luz no fim do túnel. O CaverStim é o primeiro neuroestimulador implantável projetado para restaurar a função erétil. “Esta tecnologia destina-se principalmente a pacientes que não respondem a medicamentos orais ou injetáveis, como aqueles que sofreram lesões na medula espinhal ou foram submetidos a prostatectomia radical para tratamento do câncer de próstata, mas a tecnologia está ainda em fase de testes”, salienta o urologista Bruno Suffredini.
Obesidade em Pauta
No próximo dia 10 de agosto, o Hospital da Obesidade realizará seu 2º Simpósio, contando com a presença dos renomados palestrantes Dr. Victor Sorrentino, Dra. Nathércia Percegoni e Dr. Sérgio Braga. O evento acontecerá no Hotel Deville, em Itapuã, a partir das 8h, e terá como foco a discussão sobre avanços, estratégias e abordagens inovadoras no tratamento da obesidade. As inscrições são gratuitas para profissionais de saúde. A Associação Bahiana de Medicina (ABM) está apoiando institucionalmente a iniciativa.