Saúde global e luta contra o câncer | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Saúde global e luta contra o câncer

Publicado domingo, 20 de março de 2022 às 06:02 h | Autor: Elane Varjão | Jornalista | [email protected]
Clarissa Mathias, oncologista 
do NOB – Oncoclínicas
Clarissa Mathias, oncologista do NOB – Oncoclínicas -

A oncologista baiana Clarissa Mathias vai apresentar a implementação do Centro de Pesquisa do Grupo Oncoclínicas no painel sobre Saúde Global no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica – ASCO, que acontece entre 3 e 7 de junho, em Chicago (EUA). “O desenvolvimento de pesquisas científicas , dentro de protocolos internacionais, no Grupo Oncoclínicas, é um aliado na luta contra o câncer”, afirma a médica.

Referência em medicina humanizada, Clarissa Mathias integra a equipe do NOB – Oncoclínicas, fundado há 30 anos, e foi a primeira brasileira a coordenar o Comitê Internacional da ASCO. Ela possui um centro de pesquisa com inúmeros estudos clínicos desenvolvidos ao longo de anos, o que representa uma arma na luta contra o câncer e traz para a população novas tecnologias no combate à doença.  

Tratamento da dor

A PróAlívio Day Hospital investiu R$ 200 mil em nova estrutura, localizada no Centro Médico do Hospital da Bahia, na Avenida Magalhães Neto (Pituba). A unidade, focada no tratamento da dor, tem no comando o médico Túlio César Azevedo Alves, além de uma equipe formada por profissionais como ortopedistas, neurologistas e neurocirurgiões.

Ainda é cedo para relaxar

Alguns municípios baianos têm adotado a decisão pela extinção do uso de máscaras em locais abertos, mas ainda é cedo para relaxar com as ações contra a Covid-19. Cientistas do L’Institut Pasteur em Paris forneceram, pela primeira vez, evidências sólidas da existência de uma nova cepa do coronavírus, que combina as variantes delta e ômicron, a “deltacron”.

Saúde Mental

A 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Salvador, realizada esta semana, contou com a participação de membros do Ministério Público, além de pacientes acolhidos pela rede municipal da capital. O evento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início a mais uma ação de visibilidade da causa. Leo Prates reiterou prioridade à saúde mental.

Residência médica

A Residência Médica do Hospital Santa Izabel completou 40 anos, somando gerações de especialistas capacitados para atender as demandas da população. A celebração aconteceu no fim de fevereiro com  uma prestigiada cerimônia de conclusão dos programas de Residência Médica de 44 profissionais. O evento marcou também o lançamento do livro “40 anos de Residência do Hospital Santa Izabel”.

Destaques

Personalidade feminina

A ginecologista  Ana Cristina Batalha é  Personalidade Feminina do Ano pelo International Business Institute.

Mês da Mulher

Grupo Sabin: 77% do quadro formado por mulheres e 75% dos cargos de liderança ocupados por elas.

SOCORRO

O estado de São Paulo retirou a obrigação do uso de máscaras em ambientes fechados.

Bahia registrou 30 casos e três óbitos por meningite em 2023.

Publicações relacionadas