Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DIREITO E JUSTIÇA
COLUNA

Direito e Justiça

Por Mara Santana

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 28 de May de 2024 às 0:00 h | Autor:

Litigiosidade no setor da construção

Confira a coluna Direito e Justiça

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ministro Luis Felipe Salomão
Ministro Luis Felipe Salomão -

O corregedor nacional de Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, estará em Salvador para ministrar a palestra ‘Desafios para a Redução da Litigiosidade no Setor da Construção e do Mercado Imobiliário’. Será no dia 14 de junho, às 16h30, durante o IX Seminário Jurídico CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Inscrições em cbic.org.br/seminariojuridico.

Licença de servidores

O CNJ publicou a Resolução 556/24, que garante o direito a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário que são pais ou mães, genitores monoparentais ou casais em união estável homoafetiva de usufruírem das licenças-maternidade e paternidade. A medida amplia as hipóteses em que as condições especiais de trabalho podem ser aplicadas. O normativo considerou, entre outros pontos, a necessidade de conferir máxima efetividade aos princípios constitucionais de proteção à maternidade, à gestante, à família e à infância; e a igualdade em direitos e obrigações entre homens e mulheres.

Lei de Cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou a vigência da Lei de Cotas até que o Congresso Nacional aprove uma nova norma sobre a matéria. Ao conceder a liminar, o ministro Flavio Dino levou em consideração o fato de que no próximo dia 10 de junho se encerra a validade da regra que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para pessoas negras. A Lei 12.990/2014 (Lei de Cotas) previu a duração da reserva de vagas por 10 anos.

DPE-BA e serviços

Com uma cartela de serviços que envolvem exames de DNA, acordo de divórcios, pensão alimentícia, retificação de registros e orientações jurídicas diversas, a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) irá até o sudoeste do estado na primeira semana de junho.

Balcão Virtual

Já começou a funcionar o novo Balcão Virtual do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA). A plataforma é acessível por meio do site do tribunal e permite o atendimento do público, por videoconferência, diretamente pelas Varas do Trabalho, Turmas, Gabinetes de Desembargadores e outras unidades judiciárias do TRT-BA.

Avaliação Pericial

Segue até o dia 3 de junho a 9ª edição da “Semana de Avaliação Pericial Multidisciplinar” do TJBA. O evento abrange as Comarcas de Itaparica, Serra Dourada e Remanso e objetiva auxiliar as comarcas que não dispõem de especialistas, viabilizando a continuidade dos feitos que estavam aguardando perícia.

ENTREVISTA - Jorge Salomão Oliveira dos Santos

Bacharel em Direito. Advogado militante na área eleitoral. Procurador do Estado da Bahia.

Direito. Internet e Eleições Municipais

A partir de qual data está liberada a propaganda eleitoral?

A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir do dia 16 de agosto, sendo livre a manifestação de pensamento por meio da web. Contudo, poderá ser objeto de limitação se ofender a honra ou a imagem de candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias.

O que mudou de fato nas regras eleitorais do TSE?

O TSE alterou a resolução que trata de propaganda eleitoral, e incluiu diversas novidades que envolvem a inteligência artificial. Temos a proibição das deepfakes; obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral; restrição do emprego de robôs para intermediar contato com o eleitor e também responsabilização das big techs que não retirarem do ar, conteúdos com desinformação, discurso de ódio, ideologia nazista e fascista, além dos antidemocráticos, racistas e homofóbicos.

O que está liberado segundo a nova norma do TSE?

A norma permite a propaganda eleitoral em blogs, páginas na internet ou redes sociais das candidatas e dos candidatos, de partidos políticos, de coligações ou de federações, desde que seus endereços sejam informados à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor estabelecido no Brasil.

Assuntos relacionados

Direito justiça Lei de Cotas Licença Parental mercado imobiliario propaganda eleitoral

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco