Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > JULY
COLUNA

July

Por Alexandra Isensee

Uma das mais tradicionais colunas sociais do jornalismo brasileiro, publicada ininterruptamente em A TARDE desde o final dos anos 1960.
ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 21 de outubro de 2025 às 2:19 h | Autor: Alexandra Isensee

Fundação José Silveira é duplamente Ouro em RH no 20º BahiaRH

Confira a Coluna da July desta terça, 19 de outubro de 2025

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Fundação José Silveira é reconhecida com os Selos RH de Ouro e CEO de Ouro durante o 20º BahiaRH
Fundação José Silveira é reconhecida com os Selos RH de Ouro e CEO de Ouro durante o 20º BahiaRH -

A Fundação José Silveira marcou presença no 20º BahiaRH, evento promovido pela ABRH-BA que reuniu lideranças e especialistas para discutir os desafios da gestão de pessoas. Na ocasião, a FJS foi duplamente reconhecida com os Selos RH de Ouro e CEO de Ouro, que destacam o compromisso com a valorização humana e a criação de ambientes de trabalho inovadores e sustentáveis. Representando a instituição, Leila Brito, gestora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico e Inovação, participou do painel “Liderança Intergeracional: Diálogo, Legado e Inovação”.

Homenagem

Tudo sobre July em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O arquiteto e historiador Francisco Senna recebeu a comenda de Conselheiro Institucional da AsBEA - Ba das mãos do arquiteto e vice-presidente administrativo da mesma instituição, Walter Schimmelpfeng, sócio-fundador do escritório Andrade Schimmelpfeng. O premiado Francisco Senna também foi o responsável pela palestra de abertura da Convenção, realizada na noite da última quarta-feira, no Hotel da Bahia, e apresentou um rico panorama sobre a história da arquitetura e urbanismo de Salvador.

Francisco Senna é homenageado na Convenção Nacional ASBEA
Francisco Senna é homenageado na Convenção Nacional ASBEA | Foto: Bulb Produtora | Divulgação

Multi

​O multiartista Taurino Araújo consolida sua posição global ao integrar a prestigiada Union List of Artist Names (ULAN), do J. Paul Getty Institute (Califórnia). O registro foi alcançado com o trabalho Assemblage in the City Park (2017), que transforma resíduos urbanos em fotografia poética. Jurista, poeta e crítico literário, Araújo é reconhecido por sua obra que dialoga com a Land Art e a Arte Povera. O feito reforça o caráter multifacetado do pensador, cuja atuação em 19 áreas do conhecimento já o levou a integrar acervos da ONU, Sorbonne e Stanford. Seu pensamento original conjuga sensibilidade estética com a criação de uma genuína epistemologia brasileira.

A série Assemblage de Taurino Araújo é definida pela crítica como sendo uma Obra de Arte que transforma resíduos urbanos em poesia visual fotografada, dialogando com movimentos como a Land Art e a Arte Povera. Entre os reconhecimentos globais: registram-se a presença de Taurino Araújo nos perfis do Goodreads, Library Things, AskART, Philpeople e a inclusão de sua obra na ONU, Sorbonne, Stanford, Catalunya, Israel, República Tcheca, Instituto Iberoamericano de Berlin, dentre outros. Sua atuação em 19 áreas do conhecimento conjuga pensamento crítico, sensibilidade estética e presença ativa nos mais variados espaços de produção e recepção cultural, bem como a criação de uma Epistemologia genuinamente brasileira afora o conceito de verdade absoluta, 95 anos depois da Semana de Arte Moderna, com Hermenêutica da Desigualdade.

Arte visual de Taurino Araújo consolida reconhecimento global
Arte visual de Taurino Araújo consolida reconhecimento global | Foto: Divulgação

União

Os advogados Juliana Naves e Tiago Cordellini, que hoje residem em Curitiba, celebraram a união ao lado de familiares e amigos, entre eles a madrinha Carla Catapano e seu marido Washington Santana. A cerimônia aconteceu no Hotel e Resort Catussaba, em clima de muita alegria, axé e samba, exatamente como gostam a noiva soteropolitana e o noivo carioca. Juliana é filha de Márcia e Paulo Naves; Tiago, de Alcir Francisco da Silva e Marise Cordellini da Silva. Após a celebração, o casal embarcou para a lua de mel na charmosa cidade de Grenoble, na França.

Tiago Cordellini e Juliana Naves celebram união em clima de festa, axé e samba
Tiago Cordellini e Juliana Naves celebram união em clima de festa, axé e samba | Foto: Divulgação

Memória Afetiva

Salvador vai reviver uma parte marcante da história da música internacional quando a banda The Platters Experience subir ao palco no dia 21 de novembro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, para apresentar a turnê “2025 World Love Tour”. O grupo promete encantar o público com clássicos dos anos 1950 e 1960, harmonias vocais impecáveis e uma atmosfera de romantismo e saudade. Os convites podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Comenda

Maria da Graça Chagas Rangel será agraciada hoje com a Comenda Barachisio Lisboa, que tem por objetivo homenagear os advogados e advogadas que, na OAB/BA, comemoram, com conduta profissional ilibada, 50 anos ininterruptos de inscrição. A entrega da Comenda acontecerá às 17h30, no auditório da Faculdade de Direito da UFBA, na Graça.

Mangueira

O Memorial A Casa do Rio Vermelho vai inaugurar hoje, às 16h, a muda de mangueira, no seu jardim, onde repousam Zélia Gattai e Jorge Amado. Todos estão convidados para irem plantá-la!

Francesa

Amanhã, o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva participa de um encontro na Universidade Sorbonne Nouvelle, Campus Nation, em Paris, por ocasião do lançamento de seu livro "Ainda Estou Aqui", em francês, pela editora Decrescenzo. A leitura será feita por Pierre Fabre, mais os moderadores Lara Bourdin, Sandra Sibaud e Leonardo Tonus.

Aniversários

Hoje (21): Lívio Tourinho, Mercedes Brito Magalhães, Marcelo Farias Kruschewsky, Isabela Ganem, Saul Quadros Neto, Renato Teixeira Neto, Sandra Silveira Sampaio

Amanhã (22): Avany Durand, Fabíola Mansur de Carvalho, Kátia Silveira Kruschewsky, Fernanda Junqueira Ayres

Entrevista com Carolina Argolo – Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Bahia

Imagem ilustrativa da imagem Fundação José Silveira é duplamente Ouro em RH no 20º BahiaRH
| Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança histórica na política nacional de rastreamento do câncer de mama: mulheres de 40 a 49 anos poderão realizar mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Qual a importância dessa medida para a população?

As mulheres nessa faixa etária terão a oportunidade de fazer o rastreamento, possibilitando o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é fundamental para o tratamento e cura da doença. Cerca de 40% dos casos de câncer de mama são diagnosticados entre os 40 e 50 anos, o que mostra o quanto essa decisão pode salvar vidas.

E sobre a ampliação do direito à mamografia ao público acima dos 69 anos?

Com o aumento da expectativa de vida, a nossa população está envelhecendo, e é necessário que todas as mulheres tenham o direito à saúde. É de extrema relevância que o SUS tenha isso como prerrogativa.

Apesar da mudança nas regras, o mais importante é que sejam cumpridas. O que não acontece em outras questões da legislação, não é isso?

Exatamente. Na Lei dos 60 dias (Lei nº 12.732/2012), por exemplo, o paciente teria que ter acesso ao tratamento nesse prazo, logo após o diagnóstico. Mas não é o que acontece na prática.

Um dos maiores desafios para a população é conseguir fazer a mamografia, exame fundamental para a detecção precoce. De que forma as pessoas podem ajudar?

Através do projeto Meu Combustível Salva, os consumidores que abastecerem em um dos postos participantes da campanha na rede Shell, com o V-Power, pelo app, poderão ter descontos exclusivos e o valor arrecadado será revertido em mamografias 100% gratuitas com excelência de qualidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco