Fundação Maria Emília promove inovação pela saúde pública do Brasil
Coluna July desta terça-feira, 3

A Fundação Maria Emília promoveu o Conexões FME – Inovação e Saúde Pública no Brasil, reunindo especialistas, pesquisadores e representantes dos setores público, privado e do terceiro setor para debater soluções inovadoras para a saúde pública. Na ocasião, a FME concedeu o título de Embaixador a Luís Cláudio Correia, em reconhecimento à sua atuação estratégica no fortalecimento de parcerias institucionais no Brasil e no exterior.
Encontro histórico
Salvador recebe, no dia 9, às 20h30, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, um encontro histórico da música baiana: um ensaio aberto de carnaval 100% beneficente em apoio a Aroldo Macedo. No palco, os Irmãos Macedo — Armandinho, Betinho e André, filhos de Osmar Macedo e convidados celebram a vida, a música e a solidariedade. Toda a arrecadação será destinada ao tratamento do artista, dentro da campanha “Vamos Sem Medo, Aroldo Macedo”.

Oitenta anos
O verão da advocacia baiana segue movimentado com a programação da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia. A instituição realiza mais uma edição do ADVerão, oferecendo modalidades esportivas e aulas gratuitas para advogadas e advogados. O presidente Mauricio Leahy comemora o início do ano a todo vapor e ressalta que 2026 é especial: a CAAB celebra 80 anos, no dia 13 de maio, reforçando sua missão de acolher e cuidar da advocacia.

Primavera
Em clima carnavalesco, Fernanda Pedreira Fernandes, advogada e gerente da FAEB, celebrou seus 40 anos cercada por amigos e familiares. O buffet teve assinatura de Beth e Camila Bahiense, enquanto a animação ficou por conta da banda de Adelmo Casé. Presente à celebração, a tia e madrinha Marília Fernandes surpreendeu a aniversariante com o presente de uma linda viagem.

Show especial
A cantora e compositora Belô Velloso sobe ao palco da Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, amanhã, às 20h, para um show especial que celebra sua trajetória musical e antecipa uma nova fase da carreira. A apresentação marca também a divulgação de seu novo single, “Pra Te Dizer que Sim”, onde divide o vocal com o cantor Saulo, que será lançado no próximo dia 5, em todas as plataformas de streaming.
Carnavalesca
A carnavalesca, historiadora e doutora francesa Annie-Josée Masséna-Sidro, maior autoridade mundial quando o assunto é Carnaval, fundadora e presidente da Associação Carnaval Sem Fronteiras, vai fazer a palestra "Elas fazem o Carnaval: artistas e criadoras em Nice e no Rio". Uma apologia às mulheres carnavalescas, em especial à saudosa Maria Augusta Rodrigues. O encontro será em 7 de fevereiro, na Biblioteca Patrimonial Romain Gary, na sua cidade natal, Nice, e é promovida pela Associação Brasil Azur cuja presidente é Maria Luiza Pedrotti.
Evidência
Os urologistas baianos Nilo Jorge Leão Barretto e Felipe Pinho foram destaque no Health Innovation Forum 2026. Únicos médicos da Bahia convidados a palestrar, eles participaram de debates sobre a expansão da cirurgia robótica no Brasil. No evento, Nilo apresentou o IART, primeiro centro da América Latina dedicado ao treinamento em cirurgia robótica com cadáveres frescos, reforçando o protagonismo baiano na inovação em saúde.
Aniversários
Hoje (03): Sandra Maria Noya Tanure, Kika Mamede, Lena Lebram
Amanhã (04): Jairo Gusmão, Estevão Terceiro, Vera Magalhães
Entrevita Alma Baiana no Carnaval com Tio Paulinho

Com 32 anos de história, o Bloco Happy chega ao Carnaval 2026 em sintonia com o tema oficial da festa em Salvador, “O Samba Nasceu Aqui”. O bloco desfila no sábado de Carnaval pela manhã, no circuito Campo Grande, reforçando proposta de um Carnaval em família. À frente do projeto, Tio Paulinho fala sobre a escolha do tema, o cuidado com o público infantil, o esquenta do Bailinho e as parcerias musicais.
O tema do bloco acompanha o tema da Prefeitura. O que isso representa para você?
É um orgulho enorme. O samba é raiz da nossa cultura e nasceu aqui. Apresentar esse tema para o público infantil é plantar uma semente. A criança aprende brincando, cantando, dançando. É cultura passada com alegria e afeto.
O Bailinho já virou tradição. Qual o papel dele nesse esquenta para o Carnaval?
O Bailinho é onde tudo começa. Muitas crianças têm ali o primeiro contato com o Carnaval. É um espaço seguro, alegre, onde a família inteira entra no clima da folia com responsabilidade e cuidado.
Ao longo da sua trajetória, o Bloco Happy sempre abriu espaço para novos talentos. Qual é a novidade deste ano?
A gente gosta de abrir espaço e inovar. Este ano, a atração do Bailinho será a banda Me Siga, um grupo de percussão com muita identidade, que dialoga com o samba e com a cultura afro-baiana. É bonito ver esses talentos crescendo junto com o bloco.
Segundo ano com a Banda Filhos de Jorge. O que essa parceria representa?
É uma parceria que deu muito certo. Eles têm uma energia linda, falam de família, de alegria. O resultado é conexão pura!
O que as famílias podem esperar do Carnaval do Happy em 2026?
Um desfile acolhedor, educativo, cheio de alegria, onde a criança é protagonista e vai estar vestida com um abadá com elementos de sambista. Ao invés do boné, vamos usar chapéu. A família inteira vai brincar com samba e muito amor.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
