Grupo Lôro celebra 30 anos com festa na Praia do Flamengo
Leia a coluna deste sábado, 6

À frente do Grupo Lôro, Pedro Imbassahy comemora três décadas de um dos points mais icônicos de Salvador. Hoje, a unidade da Praia do Flamengo será palco de uma grande festa, com shows de Jau e Tuca Fernandes, reunindo amigos, clientes e personalidades. Com música, boas lembranças e muito estilo, o Lôro segue como referência em gastronomia, lifestyle e bem-estar à beira-mar, mantendo o astral que conquistou gerações.
Jornada
Beatriz Andrade Serra de Faria, filha do renomado advogado César de Faria Júnior e da procuradora da Fazenda Claudia Verônica Andrade, obteve o título de mestre em Direito Penal Internacional Público pela Universidade de Leiden, na Holanda. Sua tese, Reescrevendo Perseguição de Gênero: Uma Leitura Feminista do Julgamento do Tribunal Penal Internacional em Al Hassan, foi elogiada pelo orientador. Em 2023, Beatriz foi oradora da equipe da UFBA que venceu a maior competição de Direito Penal Internacional do mundo, a International Criminal Court Moot Court Competition, promovida pela mesma universidade.

Encontro
O presidente do Sistema Comércio Bahia, Kelsor Fernandes, acompanhado da esposa, Cassia Fernandes, participou da reunião da diretoria da Federação do Comércio, realizada em 29 de agosto, em Feira de Santana. O encontro contou com a presença do prefeito José Ronaldo e outras autoridades locais, em uma cidade que abriga unidades do Sesc e Senac, além de um sindicato empresarial do comércio ativo e filiado à federação. Na mesma data, Feira de Santana sediou o evento Rota do Vinho, promovido pelo Senac e pela Fecomércio BA.

Prêmio
Suzana Mamede, sócia da agência de turismo baiana Happy Tour, está em Punta Cana, na República Dominicana, onde participa do Hilton Líderes Latinoamérica 2025, realizado de 1º a 4 de setembro. Durante o encontro, a empresária recebeu um prêmio de destaque das mãos de Gui Moreira, diretor executivo comercial Caribe e América Latina da Hilton, e de Ivo Berger, gerente global de vendas, reconhecimento por sua atuação como uma das lideranças do turismo na América Latina.

Conexões
O Summit de Negócios Made in Bahia teve sua segunda edição lançada em Salvador, reunindo líderes empresariais e representantes de diversas marcas. A edição de 2025 acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Convenções Salvador, com expectativa de atrair 2 mil empresários por dia. O evento é organizado pelo Business Bahia, LIDE Bahia, Zoom Imagem e Zum Brazil e conta com painéis e palestras de temas relevantes. As inscrições estarão disponíveis em breve no site oficial summitmadeinbahia.com.br.
Primaverinha
Viviane de Oliveira Costa Lima e Benito Fernandez Alvarez Neto prepararam uma festa de aniversário encantadora para a filha Flora Inaê, que celebrou seus 2 aninhos. O tema Bosque Encantado tomou conta do salão no Condomínio Aldeia Jaguaribe, em Piatã, com bichinhos e guloseimas que divertiram a criançada. O evento reuniu familiares, incluindo as avós Lúcia Oliveira e Sandra Borges Fernandez, o avô Eduardo Costa Lima com a bisa Norma, além do dindo Cesinha Fernandez Mera e sua esposa Ana Paula.
Musical
No encerramento da expo ColonialMente, da colagista Dedé Ribeiro, na The Muisca Gallery, em Paris, amanhã tem show da cantora Julia Piedade, acompanhada por Acácio no violão, promovido pelo Centro Cultural Verso, dentro do Ano França-Brésil. Um repertório com o que há de melhor de Tom, Vinicius, Chico, Caetano, Gil, Milton, Djavan e outros feras da MPB.
Aniversários
Hoje (06): Carlos Alberto Isensee, Zyra Nascimento, Nena Barreto de Araújo, Aldo Campos, Marcelo Sacramento Cunha
Amanhã (07): Tawil Hage Carmo, Renato Tourinho, Fernando Guerreiro, Karina Brito, Maria Virgínia Fraga Almeida
Segunda (08): Cristiane Leal, Teca Martins, Aroldo Cardoso, Sandra Gonzaga, Mirian Vaz
Entrevista com Taurino Araújo

Produção em 19 áreas do conhecimento, a partir de sua Hermenêutica da Desigualdade, “uma epistemologia genuinamente brasileira, 95 anos depois da Semana de Arte Moderna”.
O senhor está celebrando oito anos de Ph.D. Que sentido essa data tem?
Essa quadra coincide com o lançamento de Signos em Transe: uma Fortuna Crítica sobre a Semiótica de Lícia Soares de Souza, escrito em cinco idiomas, considerado o maior levantamento etnográfico e semiológico da Bahia nas últimas cinco décadas, em coautoria com expoentes de sete países diferentes.
Sua produção também atravessa a literatura. O que destaca nesse campo?
O lançamento de Dançando no meio do inverno – 40 anos de poesia brasileira (1984–2024), com 1.100 páginas de produção poética, pensamento e crítica literária que me renderam muitas coisas boas a exemplo do apelido de O Samurai da Voz (Koe no Samurai: 声の侍), no Japão, em 2005.
Sua trajetória pública é precoce e diversa. Como a resume?
São 48 anos de atuação política, cultural, educacional, advocacia e de orientação de pessoas, iniciados em Ubatã, onde fui poeta, gestor público, militante e agitador cultural ainda muito jovem. Minha aposta sempre foi um diálogo produtivo com setores econômicos, ideológicos, políticos; trabalhadores, empreendedores, estudantes, todas as pessoas.
O reconhecimento institucional tem sido frequente em toda parte. O que representa?
Cada homenagem —a Comenda CBJM, títulos de cidadão em diversas cidades brasileiras e a Medalha Amigo da Marinha do Brasil — é a demonstração de meu propósito e legado para a Civilização Brasileira, a produção de sentidos relevantes para a Humanidade.
Qual foi seu mais recente marco público?
O encerramento do 1º Encontro de Escritores de Ricardo Justo na Assembleia Legislativa, dia 18 de agosto. O governador Jerônimo Rodrigues foi representado por Sandro Magalhães, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.